O PRESENTE TRABALHO SE PAUTA NO PAPEL DA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA COMO FORMAÇÃO QUE AMPLIA HORIZONTES DO EDUCANDO, PROPORCIONANDO-LHE CONHECIMENTO E CULTURA, COM SUPORTE DE AUTORES RENOMADOS À VISÃO TEMA DESTA PESQUISA NO QUE SE REFERE A ANALISAR A PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO FORMADORA DE CIDADÃOS COM ASPIRAÇÕES COLETIVAS E PARTICULARES NO CONTEXTO SOCIAL, IDENTIFICAR ATILAMENTO MAIS PRECISO E FECUNDO SOBRE O CONTEXTO DE VIVÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL, AVALIAR BARREIRAS AO ACESSO A DIREITOS COMUNS QUE AMPLIAM O CONHECIMENTO DE SI E DE MUNDO. PARA TANTO, NESTA PESQUISA, FEZ-SE USO DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS E OFICINAS PARA SE OBSERVAR A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR EM SITUAÇÕES QUE SEJAM PARTICULARIZADAS, TENDO EM VISTA QUE A PRÁTICA EM SALA DE AULA EXIGE UMA PERCEPÇÃO DO GERAL E PARA O GERAL, BEM COMO SENSIBILIDADE PARA AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS QUE ACONTECEM. DESTARTE, OS RESULTADOS A QUE SE CHEGOU CONFIRMAM QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO E PARA O SER HUMANO DEVEM RESPEITAR AS DISTINÇÕES DE CADA PESSOA A FIM DE QUE SE EFETIVE A PREPARAÇÃO DO INDIVÍDUO PARA A SOCIEDADE (DEVERES) E PARA GOZAR DE SEUS DIREITOS ENQUANTO CIDADÃO.