A MATEMÁTICA É VISTA COMO UMA DISCIPLINA COMPLEXA POR GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES, ESSA VISÃO NA MAIORIA DAS VEZES ESTÁ ATRELADA A CONCEPÇÃO DE UMA MATEMÁTICA EM QUE OS CONTEÚDOS DEVEM SER DECORADOS E REPRODUZIDOS, O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM. PARA MINIMIZAR E/OU SUPERAR TAIS DIFICULDADES, ACREDITAMOS QUE É NECESSÁRIO UTILIZAR DIFERENTES METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS QUE ATRAIAM A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, BEM COMO OPORTUNIZE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE FORMA MAIS ATIVA E DINÂMICA, NESTE SENTIDO, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR UMA ATIVIDADE COM POTENCIAL LÚDICO, DESENVOLVIDA A PARTIR DA APLICAÇÃO DO “BINGO MATEMÁTICO”, PARA TRABALHAR COM AS OPERAÇÕES BÁSICAS DA ARITMÉTICA, POTENCIAÇÃO, RADICIAÇÃO E PROBLEMAS ENVOLVENDO ESTAS OPERAÇÕES. PARA ISSO, EXPOMOS ALGUMAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DO “BINGO MATEMÁTICO” QUE FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). O BINGO MATEMÁTICO PODE CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA PARA A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E APRESENTA UM CARÁTER CONSTRUTIVO: AJUDAR NA CONSTRUÇÃO UM CONCEITO; TREINAMENTO: CONJECTURAR, FORMULAR E TESTAR O QUE APRENDEU; APROFUNDAMENTO: APRIMORAR E APROFUNDAR OS CONTEÚDOS A PARTIR DE OUTRAS PERSPECTIVAS; ESTRATÉGIA: VER OUTRAS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO RACIOCÍNIO LÓGICO. ALÉM DISSO, O “BINGO MATEMÁTICO” PODE SER ADAPTADO PARA DIVERSOS CONTEÚDOS, POR ISSO É VERSÁTIL, BEM COMO OPORTUNIZA O DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE, PODENDO SER DESENVOLVIDO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ASSIM, PODEMOS DIZER QUE A ATIVIDADE FOI MUITO EXITOSA E CONTRIBUIU PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS SUPRACITADOS DE FORMA DIFERENCIADA, LÚDICA E DINÂMICA.