ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO/NO PIBID: GÊNERO CANTIGAS DE RODA SUPERANDO OS ENFRENTAMENTOS
DO ENSINO REMOTO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80969 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2019 "inscrito_id" => 2549 "titulo" => """ ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO/NO PIBID: GÊNERO CANTIGAS DE RODA SUPERANDO OS ENFRENTAMENTOS \r\n DO ENSINO REMOTO """ "resumo" => "ESTE TEXTO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES DO USO DO GÊNERO TEXTUAL CANTIGAS DE RODA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ESTUDANTES, EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS. DADOS COLETADOS, A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/UFAL/MACEIÓ), DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO, DO COVID-19 (2020/2021), REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ. DIANTE DESSE CONTEXTO, SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: DE QUE MANEIRA O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CANTIGAS DE RODA EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. DIANTE DESSE QUESTIONAMENTO, BUSCOU-SE APORTES TEÓRICOS DE AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY (2004), MARCUSCHI (2001, 2005), SHNEUWLY E DOLZ (2004), SOARES (2003, 2020), VYGOTSKY (2001), ENTRE OUTROS, QUE CONTRIBUÍRAM TEORICAMENTE E CONCEITUALMENTE PARA NOSSAS REFLEXÕES. COMO PERCURSO METODOLÓGICO SEGUIU-SE A PERSPECTIVA DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA DE BASE INTERVENTIVA. NESTE TEXTO, ENTENDE-SE QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, VIVENCIADO NO REFERIDO PROGRAMA ACONTECEU DE FORMA LÚDICA, DIVERTIDA E PRAZEROSA, CONTRIBUINDO EFETIVAMENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS ALFABETIZADOS E LETRADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, CANTIGAS DE RODA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2549_29092021212951.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "VALERIA CAVALCANTE" "autor_email" => "vccavalcante1@hotmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80969 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2019 "inscrito_id" => 2549 "titulo" => """ ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO/NO PIBID: GÊNERO CANTIGAS DE RODA SUPERANDO OS ENFRENTAMENTOS \r\n DO ENSINO REMOTO """ "resumo" => "ESTE TEXTO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES DO USO DO GÊNERO TEXTUAL CANTIGAS DE RODA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ESTUDANTES, EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS. DADOS COLETADOS, A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/UFAL/MACEIÓ), DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO, DO COVID-19 (2020/2021), REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ. DIANTE DESSE CONTEXTO, SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: DE QUE MANEIRA O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CANTIGAS DE RODA EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. DIANTE DESSE QUESTIONAMENTO, BUSCOU-SE APORTES TEÓRICOS DE AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY (2004), MARCUSCHI (2001, 2005), SHNEUWLY E DOLZ (2004), SOARES (2003, 2020), VYGOTSKY (2001), ENTRE OUTROS, QUE CONTRIBUÍRAM TEORICAMENTE E CONCEITUALMENTE PARA NOSSAS REFLEXÕES. COMO PERCURSO METODOLÓGICO SEGUIU-SE A PERSPECTIVA DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA DE BASE INTERVENTIVA. NESTE TEXTO, ENTENDE-SE QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, VIVENCIADO NO REFERIDO PROGRAMA ACONTECEU DE FORMA LÚDICA, DIVERTIDA E PRAZEROSA, CONTRIBUINDO EFETIVAMENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS ALFABETIZADOS E LETRADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, CANTIGAS DE RODA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2549_29092021212951.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "VALERIA CAVALCANTE" "autor_email" => "vccavalcante1@hotmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }