ESTE TEXTO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES DO USO DO GÊNERO TEXTUAL CANTIGAS DE RODA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ESTUDANTES, EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS. DADOS COLETADOS, A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/UFAL/MACEIÓ), DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO, DO COVID-19 (2020/2021), REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ. DIANTE DESSE CONTEXTO, SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: DE QUE MANEIRA O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL CANTIGAS DE RODA EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. DIANTE DESSE QUESTIONAMENTO, BUSCOU-SE APORTES TEÓRICOS DE AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY (2004), MARCUSCHI (2001, 2005), SHNEUWLY E DOLZ (2004), SOARES (2003, 2020), VYGOTSKY (2001), ENTRE OUTROS, QUE CONTRIBUÍRAM TEORICAMENTE E CONCEITUALMENTE PARA NOSSAS REFLEXÕES. COMO PERCURSO METODOLÓGICO SEGUIU-SE A PERSPECTIVA DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA DE BASE INTERVENTIVA. NESTE TEXTO, ENTENDE-SE QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, VIVENCIADO NO REFERIDO PROGRAMA ACONTECEU DE FORMA LÚDICA, DIVERTIDA E PRAZEROSA, CONTRIBUINDO EFETIVAMENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS ALFABETIZADOS E LETRADOS.