O ENSINO DE CIÊNCIAS, HISTORICAMENTE, TEM ACOMPANHADO OS PRESSUPOSTOS DA PRÓPRIA CIÊNCIA, E, TAMBÉM, VEM PASSANDO POR MODIFICAÇÕES. COM RAÍZES NA FILOSOFIA, A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA PROPORCIONA DISCUSSÕES E REFLEXÕES QUE DÃO NOVOS ENTENDIMENTOS E CONCEITUAÇÃO SOBRE AS CIÊNCIAS, SUAS POSSIBILIDADES E INFLUÊNCIAS NA VIDA HUMANA. DENTRE AS VÁRIAS POSSIBILIDADES, TOMAMOS COMO OBJETO DESTE ESTUDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SALAS DE AULA. FORAM ELABORADAS QUESTÕES DIRECIONADAS A PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, UMA DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL E UMA DO ESTADO DO PARANÁ, A FIM DE IDENTIFICAR A UTILIZAÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO METODOLOGIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA DIVERGÊNCIA ENTRE A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES QUANTO AOS OBJETIVOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS POR ELES. NESTE CENÁRIO, O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO É, COMO UMA METODOLOGIA CONSCIENTEMENTE ADOTADA, PRATICAMENTE INEXISTENTE.