O TEXTO TEM COMO TEMA DE DISCUSS?O A IMPORT?NCIA DA PESQUISA COMO ELEMENTO ARTICULADOR DOS PROCESSOS DE FORMA??O DO LETRAMENTO CIENT?FICO DOS SUJEITOS ESCOLARIZADOS NA EDUCA??O B?SICA, SENDO CONSIDERADO UM ESTUDO EXPLORAT?RIO DE CUNHO QUALITATIVO, EFETIVADO DURANTE DO PER?ODO DE MAR?O A JUNHO DO ANO DE 2021, TENDO COMO COLABORADORES TRINTA E DOIS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE P?BLICA DA BAHIA. PARA COLETA DAS INFORMA??ES UTILIZOU-SE A ESCUTA DOS DISCENTES MEDIANTE ACESSO AO F?RUM TEM?TICO DE DISCUSS?O ABERTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, UTILIZADO PELOS DOCENTES E PESQUISADORES NA PLATAFORMA MOODLE. COMO INTERLOCUTORES TE?RICOS NORTEOU-SE PELOS ESCRITOS DE AUTORES TAIS COMO: FREIRE (1996,2005, 2009), BAGNO (2000), FONSECA (2008), CARDOSO (1995) E SALES E CARDOSO (2009). TEVE-SE COMO OBJETIVO GERAL CONHECER AS ATIVIDADES PROMOVIDAS PELA ESCOLA PARA FOMENTAR OS PROCESSOS DE LETRAMENTO CIENT?FICO DOS SUJEITOS SENDO OS ESPEC?FICOS: ESCUTAR AS NARRATIVAS DOS DISCENTES PARA COMPREENDER COMO A PESQUISA ? TRABALHADA NA ESCOLA, IDENTIFICANDO PRINCIPAIS A??ES E ATIVIDADES FEITAS NO PERCURSO DE FORMA??O CIENT?FICA DOS DISCENTES. EM LINHAS GERAIS OS DISCENTES RECONHECEM A IMPORT?NCIA DA PESQUISA COMO ELO ARTICULADOR DOS ESTUDOS E EXPERI?NCIAS DE FORMA??O E LETRAMENTOS NA EDUCA??O, ENTRETANTO, REVELOU AUS?NCIAS E LACUNAS NAS PR?TICAS REMETENDO A NECESSIDADE DE PENSAR SOBRE A FORMA??O INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES.