Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO EM MARKETING NO PROJETO REDIGIR: MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, LETRAMENTO EM MARKETING, LETRAMENTO DIGITAL, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79633
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 2373
    "titulo" => "LETRAMENTO EM MARKETING NO PROJETO REDIGIR: MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "ESTA COMUNICAÇÃO APRESENTARÁ DUAS ATIVIDADES RECENTES DO PROJETO DE EXTENSÃO REDIGIR, DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG, QUE DESDE 1999 DESENVOLVE E DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SEREM USADOS POR PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. NOSSAS INICIATIVAS BUSCAM CONCRETIZAR NAS SALAS DE AULA TEORIAS DA EDUCAÇÃO, DA COMUNICAÇÃO E DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM, FUNDAMENTADAS POR CONCEITOS COMO MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E ANÁLISE DO DISCURSO. AS ATIVIDADES "VISA-FUNK" E "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL", COLOCADAS ONLINE EM FEVEREIRO E ABRIL DE 2021, OBJETIVAM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS (OU SEJA, SUJEITOS “LETRADOS EM MARKETING”), TRATANDO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS VEICULADAS NAS REDES SOCIAIS (VÍDEOS E POSTAGENS), EMBALAGENS E SITES. SÃO PROPOSTAS QUESTÕES E REFLEXÕES VOLTADAS NÃO SOMENTE PARA ASPECTOS ESTRUTURAIS (ÂMBITO VERBAL E ASPECTOS SEMIÓTICOS COMO SONS E CORES E A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA DE COMERCIAIS DE TV), COMO TAMBÉM DISCURSIVOS (COMO PÚBLICO-ALVO, OBJETIVOS DO ANUNCIANTE E ESTRATÉGIAS DE VEICULAÇÃO) E ÂMBITOS SOCIAIS MAIS AMPLOS (COMO EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CUIDADOS COM A SAÚDE). A FIM DE AUXILIAR TAMBÉM A FORMAÇÃO DOCENTE, AS QUESTÕES VÊM ACOMPANHADAS POR COMENTÁRIOS DIRIGIDOS AOS PROFESSORES, COM APONTAMENTOS SOBRE RESPOSTAS A CADA PERGUNTA, SUGESTÕES PARA PESQUISAS COMPLEMENTARES E MODOS PARA APROFUNDAR AS DISCUSSÕES. AS ATIVIDADES DO REDIGIR TÊM SIDO BEM RECEBIDAS POR DOCENTES DE VÁRIOS NÍVEIS DO ENSINO, POR TODO PAÍS. PELOS RELATOS, ELES CONSIDERAM ESSAS ATIVIDADES UMA GRANDE AJUDA PARA SUAS PRÁTICAS COMO EDUCADOR E UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E CONSUMIDORES CONSCIENTES, LEITORES E PRODUTORES CRÍTICOS DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, LETRAMENTO EM MARKETING, LETRAMENTO DIGITAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2373_15072021183053.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÔNIO MACHADO BETHÔNICO"
    "autor_nome_curto" => "JÔNIO BETHÔNICO"
    "autor_email" => "joniob@mac.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79633
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 2373
    "titulo" => "LETRAMENTO EM MARKETING NO PROJETO REDIGIR: MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "ESTA COMUNICAÇÃO APRESENTARÁ DUAS ATIVIDADES RECENTES DO PROJETO DE EXTENSÃO REDIGIR, DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG, QUE DESDE 1999 DESENVOLVE E DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SEREM USADOS POR PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. NOSSAS INICIATIVAS BUSCAM CONCRETIZAR NAS SALAS DE AULA TEORIAS DA EDUCAÇÃO, DA COMUNICAÇÃO E DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM, FUNDAMENTADAS POR CONCEITOS COMO MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E ANÁLISE DO DISCURSO. AS ATIVIDADES "VISA-FUNK" E "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL", COLOCADAS ONLINE EM FEVEREIRO E ABRIL DE 2021, OBJETIVAM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS (OU SEJA, SUJEITOS “LETRADOS EM MARKETING”), TRATANDO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS VEICULADAS NAS REDES SOCIAIS (VÍDEOS E POSTAGENS), EMBALAGENS E SITES. SÃO PROPOSTAS QUESTÕES E REFLEXÕES VOLTADAS NÃO SOMENTE PARA ASPECTOS ESTRUTURAIS (ÂMBITO VERBAL E ASPECTOS SEMIÓTICOS COMO SONS E CORES E A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA DE COMERCIAIS DE TV), COMO TAMBÉM DISCURSIVOS (COMO PÚBLICO-ALVO, OBJETIVOS DO ANUNCIANTE E ESTRATÉGIAS DE VEICULAÇÃO) E ÂMBITOS SOCIAIS MAIS AMPLOS (COMO EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CUIDADOS COM A SAÚDE). A FIM DE AUXILIAR TAMBÉM A FORMAÇÃO DOCENTE, AS QUESTÕES VÊM ACOMPANHADAS POR COMENTÁRIOS DIRIGIDOS AOS PROFESSORES, COM APONTAMENTOS SOBRE RESPOSTAS A CADA PERGUNTA, SUGESTÕES PARA PESQUISAS COMPLEMENTARES E MODOS PARA APROFUNDAR AS DISCUSSÕES. AS ATIVIDADES DO REDIGIR TÊM SIDO BEM RECEBIDAS POR DOCENTES DE VÁRIOS NÍVEIS DO ENSINO, POR TODO PAÍS. PELOS RELATOS, ELES CONSIDERAM ESSAS ATIVIDADES UMA GRANDE AJUDA PARA SUAS PRÁTICAS COMO EDUCADOR E UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E CONSUMIDORES CONSCIENTES, LEITORES E PRODUTORES CRÍTICOS DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, LETRAMENTO EM MARKETING, LETRAMENTO DIGITAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2373_15072021183053.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÔNIO MACHADO BETHÔNICO"
    "autor_nome_curto" => "JÔNIO BETHÔNICO"
    "autor_email" => "joniob@mac.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA COMUNICAÇÃO APRESENTARÁ DUAS ATIVIDADES RECENTES DO PROJETO DE EXTENSÃO REDIGIR, DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG, QUE DESDE 1999 DESENVOLVE E DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SEREM USADOS POR PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. NOSSAS INICIATIVAS BUSCAM CONCRETIZAR NAS SALAS DE AULA TEORIAS DA EDUCAÇÃO, DA COMUNICAÇÃO E DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM, FUNDAMENTADAS POR CONCEITOS COMO MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E ANÁLISE DO DISCURSO. AS ATIVIDADES "VISA-FUNK" E "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL", COLOCADAS ONLINE EM FEVEREIRO E ABRIL DE 2021, OBJETIVAM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS (OU SEJA, SUJEITOS “LETRADOS EM MARKETING”), TRATANDO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS VEICULADAS NAS REDES SOCIAIS (VÍDEOS E POSTAGENS), EMBALAGENS E SITES. SÃO PROPOSTAS QUESTÕES E REFLEXÕES VOLTADAS NÃO SOMENTE PARA ASPECTOS ESTRUTURAIS (ÂMBITO VERBAL E ASPECTOS SEMIÓTICOS COMO SONS E CORES E A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA DE COMERCIAIS DE TV), COMO TAMBÉM DISCURSIVOS (COMO PÚBLICO-ALVO, OBJETIVOS DO ANUNCIANTE E ESTRATÉGIAS DE VEICULAÇÃO) E ÂMBITOS SOCIAIS MAIS AMPLOS (COMO EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CUIDADOS COM A SAÚDE). A FIM DE AUXILIAR TAMBÉM A FORMAÇÃO DOCENTE, AS QUESTÕES VÊM ACOMPANHADAS POR COMENTÁRIOS DIRIGIDOS AOS PROFESSORES, COM APONTAMENTOS SOBRE RESPOSTAS A CADA PERGUNTA, SUGESTÕES PARA PESQUISAS COMPLEMENTARES E MODOS PARA APROFUNDAR AS DISCUSSÕES. AS ATIVIDADES DO REDIGIR TÊM SIDO BEM RECEBIDAS POR DOCENTES DE VÁRIOS NÍVEIS DO ENSINO, POR TODO PAÍS. PELOS RELATOS, ELES CONSIDERAM ESSAS ATIVIDADES UMA GRANDE AJUDA PARA SUAS PRÁTICAS COMO EDUCADOR E UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E CONSUMIDORES CONSCIENTES, LEITORES E PRODUTORES CRÍTICOS DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.