APRESENTAMOS UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA EDUCAÇÃO, REALIZADA DURANTE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO TEATRO NAS SÉRIES INICIAIS, DESENVOLVIDA EM FORMATO REMOTO (SÍNCRONA E ASSÍNCRONA), COM A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA – URCA-CE. ESTUDAMOS OS CONCEITOS DE DRAMATIZAÇÃO E JOGO, MEDIADOS PELO EMPODERAMENTO DA VOZ DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOB A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE. AS METODOLOGIAS UTILIZADAS FORAM RELACIONADAS A PEDAGOGIAS CRÍTICAS NO CAMPO DAS ARTES CÊNICAS, JUNTAMENTE COM A ABORDAGEM TRIANGULAR DE ANA MAE BARBOSA EM TRÊS ETAPAS: FAZER, FRUIR E CONTEXTUALIZAR. CONCLUÍMOS, COM A REFLEXÃO DE PRÁTICAS MEDITATIVAS, EXPERIMENTOS CORPÓREOS ATRAVÉS DE JOGOS TEATRAIS E NA PRODUÇÃO DE UM TEATRO SOMBRAS, ELABORADO PELOS ESTUDANTES DA DISCIPLINA, COMO UM DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DE POTENCIAIS CRIATIVOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS ATRAVÉS DO TEATRO-EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE ARTE COM AS CRIANÇAS.