ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DESCREVER E REFLETIR ACERCA DA TRAJET?RIA NA INICIA??O CIENT?FICA. PARA ISSO, ESSE ESTUDO SE INSERE NESSA REALIDADE AO SE CONFIGURAR COMO UM RELATO DE EXPERI?NCIA QUE TEM COMO OBJETIVO DESCREVER E REFLETIR ACERCA DAS TRAJET?RIAS PERCORRIDAS DO PROFESSOR-PESQUISADOR DURANTE A PARTICIPA??O NA INICIA??O CIENT?FICA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS VERSAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES CIENT?FICAS, DA COMPREENS?O DE LACUNAS E POSSIBILIDADES EM METODOLOGIAS CIENT?FICAS, O RECONHECIMENTO COMO ESTUDANTE-PESQUISADORA E O INTERESSE EM SEGUIR NA ?REA DA PESQUISA, INVESTIGANDO CADA VEZ MAIS AS REALIDADES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DEVIDO ? PARTICIPA??O NA INICIA??O CIENT?FICA DURANTE A GRADUA??O. AL?M DISSO, TAL ESTUDO DESTACA AS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE A TRAJET?RIA NO PIBIC, DESDE A BUSCA POR DADOS AT? AS AN?LISES E A INFLU?NCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 E DO ISOLAMENTO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA. DESSE MODO, PROP?E-SE QUE A PARTICIPA??O NA INICIA??O CIENT?FICA DEVE SER INCENTIVADA NA ?REA DE ENSINO E EDUCA??O PARA QUE MAIS LICENCIANDOS POSSAM TER A OPORTUNIDADE DE SE DESENVOLVER QUANTO ? FORMA??O DO PROFESSOR-PESQUISADOR.