O TEXTO AQUI APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE ALMENARA PERTENCENTE À REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS E OS IMPACTOS DESTE PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E NA BUSCA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS QUE GUIARAM NOSSA IDENTIFICAÇÃO FORAM: IDENTIFICAR AS MUDANÇAS E OS IMPACTOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL; DESCREVER AS AÇÕES REALIZADAS PELA EQUIPE DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE ALMENARA NA E.E. TANCREDO NEVES DURANTE O PROCESSO; ANALISAR AS AÇÕES REALIZADAS PELA SRE ALMENARA E PELA ESCOLA COMO FORMA DE MANTER A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO PROGRAMA. PARA ESTE ESTUDO, FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA E COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM ATORES EDUCACIONAIS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO. NOSSAS ANÁLISES TIVERAM COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE MAINARDES (2006), CONDÉ (2012), CAVALIERE (2002, 2007, 2009), GONÇALVES (2006), MOLL (2008, 2012) E COELHO (2009).