NECESSÁRIOS E ATUAIS SÃO OS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. ESTE É CENTRADO NO REGISTRO DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM APOIO AO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA. A PESQUISA COMPROVOU QUE NOVOS AMBIENTES DE ENSINO-APRENDIZAGEM ONLINE FORAM CRIADOS POR IMPOSIÇÃO PANDÊMICA, AO MESMO TEMPO EM QUE NOVAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PRÉ-SERVIÇO PUDERAM SER DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DE DOCÊNCIA REMOTA. ESTE ARTIGO DÁ NOTÍCIA DE ALGUMAS DESSAS ATIVIDADES NA INTENÇÃO DE GARANTIR O REGISTRO HISTÓRICO E O REGISTRO TEÓRICO DA INICIATIVA DE PROFESSORES DEDICADOS A INSTRUMENTALIZAR OS LICENCIANDOS NA ATIVIDADE DE DOCÊNCIA EM ENSINO REMOTO. PARTICIPAM DO CORPO TEÓRICO DESTE ESTUDO AUTORES COMO BAKTHIN, LYOTARD, HALL, FELDMAN, COSCARELLI, RIBEIRO, MORAES, BOSI E OUTROS.