O CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL EXIGE DO DOCENTE A BUSCA POR INSTRUMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM MINIMIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. EM VISTA DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O GEOGEBRA E RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DECORRENTE DA APLICAÇÃO DESTA DURANTE O ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES. PARTICIPARAM DESSA PESQUISA 28 ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE AS RESPOSTAS DA PROPOSTA DIDÁTICA. DIANTE DOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DOS CÁLCULOS NUMÉRICOS, CÁLCULOS ALGÉBRICOS E NA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES PELO MÉTODO DE ESCALONAMENTO. O SOFTWARE CONTRIBUIU PARA O ENTENDIMENTO DAS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE OS OBJETOS MATEMÁTICOS ESTUDADOS. ALÉM DISSO, SE PERCEBEU ALTA ACEITAÇÃO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PELOS PARTICIPANTES DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM.