Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, OBA, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79674
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 327
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "O USO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "O ENSINO A DIST?NCIA TEM EXIGIDO MUITO DE TODOS OS ENVOLVIDOS. AS ESCOLAS, PAIS E ESTUDANTES EST?O TENDO A DIF?CIL MISS?O DE SE ADAPTAREM AO UNIVERSO REMOTO FRENTE A PANDEMIA CAUSADA PELO V?RUS SARS-COV-2. AL?M DO FATO DE QUE NINGU?M ESTAVA PREPARADO PARA ESSE CEN?RIO, MUITOS ESTUDANTES N?O POSSU?AM AFINIDADE COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS E POR ISSO, ENSINAR OS CONTE?DOS DE CI?NCIAS NESTE PER?ODO, SE TORNOU UMA GRANDE MISS?O PARA OS EDUCADORES, QUE SE VIRAM DESAFIADOS A MEDIAR CONTE?DOS COMO ASTRONOMIA E ASTRON?UTICA. COM INTU?DO DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO E PROMOVER O ESTUDO DA ASTRONOMIA NO BRASIL, FOI A CRIADA EM 1998 A OLIMP?ADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRON?UTICA. SEU OBJETIVO ? POPULARIZAR A ASTRONOMIA ENTRE ESTUDANTES DE 6 A 18 ANOS. N?O OBSTANTE, NESTE CEN?RIO PAND?MICO, A OLIMP?ADA TAMB?M SOFREU ALTERA??ES. PARA QUE A MESMA OCORRESSE, UM FORMATO ONLINE FOI DESENVOLVIDO. PORTANTO, OBJETIVOU-SE COM ESTE PROJETO PREPARAR OS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA OBA 2021, POR MEIO DE ENCONTROS VIRTUAIS, NO CONTRATURNO DE SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. NESTES ENCONTROS UTILIZOU-SE DE UMA SEQU?NCIA DID?TICO-PEDAG?GICA COMO ESTRAT?GIA NO ENSINO DA REFERIDA DISCIPLINA. ESTE TRABALHO ? CARACTERIZADO COMO PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA POR ADOTAR UM QUESTION?RIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS A LUZ DO REFERENCIAL TE?RICO PESQUISADO. CONCLUI-SE QUE A INICIATIVA ALCAN?OU SEU OBJETIVO, UMA VEZ QUE HOUVE GRANDE ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. AL?M DISSO, COM A EXECU??O DO PROJETO, FOI POSS?VEL DIFUNDIR O CONHECIMENTO, PROMOVENDO COM ?XITO, AINDA QUE EM FORMATO REMOTO, O ESTUDO DA ASTRONOMIA E DA ASTRON?UTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, OBA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1918_20072021161926.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYS CRISTINA RODRIGUES CANGUSSU DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "THAYS CANGUSSU"
    "autor_email" => "gestaldthayscangussu@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79674
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 327
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "O USO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "O ENSINO A DIST?NCIA TEM EXIGIDO MUITO DE TODOS OS ENVOLVIDOS. AS ESCOLAS, PAIS E ESTUDANTES EST?O TENDO A DIF?CIL MISS?O DE SE ADAPTAREM AO UNIVERSO REMOTO FRENTE A PANDEMIA CAUSADA PELO V?RUS SARS-COV-2. AL?M DO FATO DE QUE NINGU?M ESTAVA PREPARADO PARA ESSE CEN?RIO, MUITOS ESTUDANTES N?O POSSU?AM AFINIDADE COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS E POR ISSO, ENSINAR OS CONTE?DOS DE CI?NCIAS NESTE PER?ODO, SE TORNOU UMA GRANDE MISS?O PARA OS EDUCADORES, QUE SE VIRAM DESAFIADOS A MEDIAR CONTE?DOS COMO ASTRONOMIA E ASTRON?UTICA. COM INTU?DO DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO E PROMOVER O ESTUDO DA ASTRONOMIA NO BRASIL, FOI A CRIADA EM 1998 A OLIMP?ADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRON?UTICA. SEU OBJETIVO ? POPULARIZAR A ASTRONOMIA ENTRE ESTUDANTES DE 6 A 18 ANOS. N?O OBSTANTE, NESTE CEN?RIO PAND?MICO, A OLIMP?ADA TAMB?M SOFREU ALTERA??ES. PARA QUE A MESMA OCORRESSE, UM FORMATO ONLINE FOI DESENVOLVIDO. PORTANTO, OBJETIVOU-SE COM ESTE PROJETO PREPARAR OS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA OBA 2021, POR MEIO DE ENCONTROS VIRTUAIS, NO CONTRATURNO DE SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. NESTES ENCONTROS UTILIZOU-SE DE UMA SEQU?NCIA DID?TICO-PEDAG?GICA COMO ESTRAT?GIA NO ENSINO DA REFERIDA DISCIPLINA. ESTE TRABALHO ? CARACTERIZADO COMO PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA POR ADOTAR UM QUESTION?RIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS A LUZ DO REFERENCIAL TE?RICO PESQUISADO. CONCLUI-SE QUE A INICIATIVA ALCAN?OU SEU OBJETIVO, UMA VEZ QUE HOUVE GRANDE ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. AL?M DISSO, COM A EXECU??O DO PROJETO, FOI POSS?VEL DIFUNDIR O CONHECIMENTO, PROMOVENDO COM ?XITO, AINDA QUE EM FORMATO REMOTO, O ESTUDO DA ASTRONOMIA E DA ASTRON?UTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, OBA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1918_20072021161926.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYS CRISTINA RODRIGUES CANGUSSU DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "THAYS CANGUSSU"
    "autor_email" => "gestaldthayscangussu@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO A DIST?NCIA TEM EXIGIDO MUITO DE TODOS OS ENVOLVIDOS. AS ESCOLAS, PAIS E ESTUDANTES EST?O TENDO A DIF?CIL MISS?O DE SE ADAPTAREM AO UNIVERSO REMOTO FRENTE A PANDEMIA CAUSADA PELO V?RUS SARS-COV-2. AL?M DO FATO DE QUE NINGU?M ESTAVA PREPARADO PARA ESSE CEN?RIO, MUITOS ESTUDANTES N?O POSSU?AM AFINIDADE COM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS E POR ISSO, ENSINAR OS CONTE?DOS DE CI?NCIAS NESTE PER?ODO, SE TORNOU UMA GRANDE MISS?O PARA OS EDUCADORES, QUE SE VIRAM DESAFIADOS A MEDIAR CONTE?DOS COMO ASTRONOMIA E ASTRON?UTICA. COM INTU?DO DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO E PROMOVER O ESTUDO DA ASTRONOMIA NO BRASIL, FOI A CRIADA EM 1998 A OLIMP?ADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRON?UTICA. SEU OBJETIVO ? POPULARIZAR A ASTRONOMIA ENTRE ESTUDANTES DE 6 A 18 ANOS. N?O OBSTANTE, NESTE CEN?RIO PAND?MICO, A OLIMP?ADA TAMB?M SOFREU ALTERA??ES. PARA QUE A MESMA OCORRESSE, UM FORMATO ONLINE FOI DESENVOLVIDO. PORTANTO, OBJETIVOU-SE COM ESTE PROJETO PREPARAR OS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA OBA 2021, POR MEIO DE ENCONTROS VIRTUAIS, NO CONTRATURNO DE SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. NESTES ENCONTROS UTILIZOU-SE DE UMA SEQU?NCIA DID?TICO-PEDAG?GICA COMO ESTRAT?GIA NO ENSINO DA REFERIDA DISCIPLINA. ESTE TRABALHO ? CARACTERIZADO COMO PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA POR ADOTAR UM QUESTION?RIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS A LUZ DO REFERENCIAL TE?RICO PESQUISADO. CONCLUI-SE QUE A INICIATIVA ALCAN?OU SEU OBJETIVO, UMA VEZ QUE HOUVE GRANDE ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES. AL?M DISSO, COM A EXECU??O DO PROJETO, FOI POSS?VEL DIFUNDIR O CONHECIMENTO, PROMOVENDO COM ?XITO, AINDA QUE EM FORMATO REMOTO, O ESTUDO DA ASTRONOMIA E DA ASTRON?UTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Thays Cangussu

    Feliz em participar e publicar mais um vez no CONEDU!

    17/01/2022 20:03:13

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.