ESTA PESQUISA BUSCOU MENSURAR A EFICIÊNCIA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS QUANTO AO DESEMPENHO NAS PROVAS DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL DO QUINTO ANO EM 2013 COMPARATIVAMENTE AO NONO EM 2017. AINDA, O ÍNDICE IDEB OBTIDO NO ANO DE 2017 TAMBÉM FOI COLETADO. APÓS A COLETA DE DADOS E SELEÇÃO DA AMOSTRA DESEJADA A EFICIÊNCIA DAS ESCOLAS FOI MENSURADA A PARTIR DA TÉCNICA DEA. OS RESULTADOS APRESENTARAM QUE 63 ESCOLAS ATINGIRAM O NÍVEL DE EFICIÊNCIA MAIS ALTO, DESTAS A MAIORIA SE LOCALIZA NO ESTADO DE SÃO PAULO E EM REGIÕES URBANAS. AS ESCOLAS QUE ATINGIRAM ÍNDICE DE EFICIÊNCIA MÁXIMA SIGNIFICA QUE APRESENTARAM EVOLUÇÃO AO COMPARAR AS NOTAS OBTIDAS PELOS ALUNOS DO QUINTO ANO E POSTERIORMENTE PELOS ALUNOS DO NONO ANO, DEMONSTRANDO A CAPACIDADE DA ESCOLA DE ELEVAR O DESEMPENHO DOS DISCENTES NA DISCIPLINA MATEMÁTICA EM TESTES PADRONIZADOS EM LARGA ESCALA.