O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISPÕE DE CONTEÚDOS EM DIVERSAS ÁREAS, BEM COMO CONTEÚDOS COM TERMOS TÉCNICOS QUE POR MUITA DAS VEZES DIFICULTAM O ENTENDIMENTO E APRENDIZADO DOS ESTUDANTES POR SER UMA LINGUAGEM COMPLEXA. É IMPORTANTE QUE O DOCENTE DE BIOLOGIA BUSQUE IDENTIFICAR O QUE O ALUNO JÁ SABE SOBRE O CONTEÚDO, PARA QUE DEPOIS ELE INCENTIVE O MESMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. OBJETIVOU-SE INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO ESTÁGIO IV QUANTO A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS DISCENTES DO ESTÁGIO IV DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFDPAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE PARNAÍBA, PIAUÍ - BRASIL. QUANTO À POSSIBILIDADE DE BUSCAR APRENDER DURANTE ESSA REALIDADE DA COVID-19, SOBRE QUE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS TECNOLÓGICAS PODEM SER UTILIZADAS DE MANEIRA A CONTRIBUIR NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA, OBTEVE-SE 93,8% QUE SIM, E 6,2% QUE NÃO. JÁ SOBRE A FREQUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIFERENCIADAS DOS INVESTIGADOS, 62,5% DISSERAM QUE RAZOAVELMENTE, 25% COM FREQUÊNCIA, 6,25% POUCO, 6,25% MUITO POUCO E NENHUM RESPONDEU A ALTERNATIVA COM MUITA FREQUÊNCIA. DIANTE DE TODAS AS CONSIDERAÇÕES, É POSSÍVEL OBSERVAR QUE A UTILIZAÇÃO DE VÁRIOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO REMOTO ADVINDO PELA PANDEMIA DA COVID-19, TEM CONTRIBUÍDO NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES, AÇÕES DESSE TIPO CONVERGEM PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ATIVO DOS ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.