SILVA, Aline Gabriela Da et al.. Variação linguística no contexto escolar. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81057>. Acesso em: 23/12/2024 00:10
A PESQUISA TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. BUSCAMOS COMPREENDER COMO ESSE FENÔMENO É ABORDADO, TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A NOÇÃO DE VARIAÇÃO A PARTIR DA SALA DE AULA. SENDO ASSIM, UTILIZOU-SE COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AS CONTRIBUIÇÕES DESENVOLVIDAS POR COELHO, GORSKI, MAY E SOUZA (2010) A RESPEITO DA SOCIOLINGUÍSTICA E A TEORIA DA VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA, DESENVOLVIDAS PELO TEÓRICO WILLIAM LABOV. O PONTO DE PARTIDA EM SEUS ESTUDOS É A HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA, SENDO SEU OBJETO DE ESTUDO A GRAMÁTICA DE FALA DE UMA COMUNIDADE. COMO RESULTADOS, IDENTIFICOU-SE QUE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUI UM CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA INADEQUADO, POIS, AINDA É MUITO COMUM A PREDOMINÂNCIA DA GRAMÁTICA COMO ÚNICO OBJETO DE ESTUDO EM SALA DE AULA. PORTANTO, SUA CONCEPÇÃO ESTÁ BASICAMENTE RESUMIDA NO FALAR CERTO E NO FALAR ERRADO.