WEBINÁRIOS PEDAGÓGICOS: A CRIANÇA E O BRINCAR NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80924 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1964 "inscrito_id" => 8115 "titulo" => "WEBINÁRIOS PEDAGÓGICOS: A CRIANÇA E O BRINCAR NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL" "resumo" => "ESSE ARTIGO REVISA A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA, ENQUANTO UM MOVIMENTO QUE ENVOLVE UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL COM POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA. ANALISAMOS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM O ATO E O AMBIENTE EM QUE O BRINCAR PODE OCORRER. EM TERMOS METODOLÓGICOS É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR ASPECTOS FORMATIVOS DE UMA AÇÃO GLOBAL ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA DE WEBINÁRIOS PEDAGÓGICOS OCORRIDO NO PERÍODO DE PANDEMIA, QUE LEVOU AO PROCESSO DAS AULAS REMOTAS (SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS) EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES. A ESTE RESPEITO, A TEMÁTICA DO BRINCAR COMO CONSTITUINTE DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, NOS APROXIMOU DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ENCONTRADAS DURANTE O ESTUDO, QUE POSSIBILITOU ANALISAR E RELACIONAR CONCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA ESTUDADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. CONCLUÍMOS QUE O BRINCAR, ENQUANTO UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA MEDIADA PELO PROFESSOR/A E/OU PEDAGOGO/A É ESSENCIAL NA VIDA DAS CRIANÇAS, AO MESMO TEMPO EM QUE ASPECTOS SOCIOCULTURAIS SÃO RESSIGNIFICADOS HISTORICAMENTE SITUADA COM A CULTURA LÚDICA DOS SUJEITOS DIANTE UMA VISÃO DA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. OS RESULTADOS PERMITIRAM PERCEBER QUE TEMAS COMO CONSCIENTIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIOCULTURAIS SÃO ASPECTOS RECORRENTES NOS CONTEXTOS ESTUDADOS E SE PERFIZERAM NOS COMPARTILHAMENTOS EM FORMATO DE WEBINÁRIOS SÍNCRONOS DE PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BRINCAR NA INFÂNCIA, BRINCADEIRAS, CULTURA LÚDICA, WEBINÁRIOS PEDAGÓGICOS, CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8115_29092021115912.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEISON AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLEISON AMORIM DA SILVA" "autor_email" => "gleison.amorim@urca.br" "autor_ies" => "URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80924 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1964 "inscrito_id" => 8115 "titulo" => "WEBINÁRIOS PEDAGÓGICOS: A CRIANÇA E O BRINCAR NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL" "resumo" => "ESSE ARTIGO REVISA A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA, ENQUANTO UM MOVIMENTO QUE ENVOLVE UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL COM POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA. ANALISAMOS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM O ATO E O AMBIENTE EM QUE O BRINCAR PODE OCORRER. EM TERMOS METODOLÓGICOS É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR ASPECTOS FORMATIVOS DE UMA AÇÃO GLOBAL ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA DE WEBINÁRIOS PEDAGÓGICOS OCORRIDO NO PERÍODO DE PANDEMIA, QUE LEVOU AO PROCESSO DAS AULAS REMOTAS (SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS) EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES. A ESTE RESPEITO, A TEMÁTICA DO BRINCAR COMO CONSTITUINTE DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, NOS APROXIMOU DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ENCONTRADAS DURANTE O ESTUDO, QUE POSSIBILITOU ANALISAR E RELACIONAR CONCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA ESTUDADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. CONCLUÍMOS QUE O BRINCAR, ENQUANTO UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA MEDIADA PELO PROFESSOR/A E/OU PEDAGOGO/A É ESSENCIAL NA VIDA DAS CRIANÇAS, AO MESMO TEMPO EM QUE ASPECTOS SOCIOCULTURAIS SÃO RESSIGNIFICADOS HISTORICAMENTE SITUADA COM A CULTURA LÚDICA DOS SUJEITOS DIANTE UMA VISÃO DA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. OS RESULTADOS PERMITIRAM PERCEBER QUE TEMAS COMO CONSCIENTIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIOCULTURAIS SÃO ASPECTOS RECORRENTES NOS CONTEXTOS ESTUDADOS E SE PERFIZERAM NOS COMPARTILHAMENTOS EM FORMATO DE WEBINÁRIOS SÍNCRONOS DE PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BRINCAR NA INFÂNCIA, BRINCADEIRAS, CULTURA LÚDICA, WEBINÁRIOS PEDAGÓGICOS, CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8115_29092021115912.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEISON AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLEISON AMORIM DA SILVA" "autor_email" => "gleison.amorim@urca.br" "autor_ies" => "URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }