ESSE ARTIGO REVISA A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA, ENQUANTO UM MOVIMENTO QUE ENVOLVE UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL COM POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA. ANALISAMOS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM O ATO E O AMBIENTE EM QUE O BRINCAR PODE OCORRER. EM TERMOS METODOLÓGICOS É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR ASPECTOS FORMATIVOS DE UMA AÇÃO GLOBAL ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA DE WEBINÁRIOS PEDAGÓGICOS OCORRIDO NO PERÍODO DE PANDEMIA, QUE LEVOU AO PROCESSO DAS AULAS REMOTAS (SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS) EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES. A ESTE RESPEITO, A TEMÁTICA DO BRINCAR COMO CONSTITUINTE DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, NOS APROXIMOU DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ENCONTRADAS DURANTE O ESTUDO, QUE POSSIBILITOU ANALISAR E RELACIONAR CONCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA ESTUDADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. CONCLUÍMOS QUE O BRINCAR, ENQUANTO UMA ATIVIDADE PEDAGÓGICA MEDIADA PELO PROFESSOR/A E/OU PEDAGOGO/A É ESSENCIAL NA VIDA DAS CRIANÇAS, AO MESMO TEMPO EM QUE ASPECTOS SOCIOCULTURAIS SÃO RESSIGNIFICADOS HISTORICAMENTE SITUADA COM A CULTURA LÚDICA DOS SUJEITOS DIANTE UMA VISÃO DA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. OS RESULTADOS PERMITIRAM PERCEBER QUE TEMAS COMO CONSCIENTIZAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIOCULTURAIS SÃO ASPECTOS RECORRENTES NOS CONTEXTOS ESTUDADOS E SE PERFIZERAM NOS COMPARTILHAMENTOS EM FORMATO DE WEBINÁRIOS SÍNCRONOS DE PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS.