Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“O(S) FEITO(S) E NÃO FEITO(S)” NO PNE (2014-2024): REFLEXÕES E APONTAMENTOS

Palavra-chaves: PNE, POLÍTICAS PÚBLICAS, METAS, , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO FOI GUIADO POR REFLEXÕES REFERENTES AO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE (2014- 2024) QUE DETERMINA METAS E DIRETRIZES QUE DEVERÃO NORTEAR O ENFRENTAMENTO DAS PROBLEMÁTICAS QUE ENVOLVEM OS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO CAMPO EDUCACIONAL, O QUE INSTIGOU A SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS O(S)“ FEITO(S) E O(S) NÃO FEITO(S)” DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014- 2024), NAS METAS 06, 07, 08, 09 E 10, ATÉ O ANO DE 2021? O ESTUDO ANCORA-SE NOS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, UMA VEZ QUE SUGERE REFLEXÕES A PARTIR DAS LEITURAS DO DOCUMENTO NORTEADOR (PNE-2014-2024). NAS ANÁLISES EVIDENCIA-SE QUE COM AS METAS ANALISADAS EXISTEM ORIENTAÇÕES EXPRESSAS E/OU OCULTAS QUE NECESSITAM SER REFLETIDAS DE MANEIRA CRÍTICA, E QUE PARA SEREM EFETIVADAS PRECISAM DE DEMANDAS POLÍTICAS E NÃO SOMENTE EDUCACIONAL, POIS UM DESAFIO EMERGENTE EM NOSSO PAÍS É A DIVERSIDADE CULTURAL E DESIGUALDADE SOCIAL. NA CIDADE DE MANAUS (LÓCUS DA INVESTIGAÇÃO), OBSERVA-SE UM DISTANCIAMENTO EM RELAÇÃO AO CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS ATÉ O ANO DE 2024, POIS APESAR DOS NOVOS DESAFIOS FRENTE A COVID-19, A REGIÃO NORTE JÁ APRESENTAVA UM BAIXO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS.

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