NESTE TRABALHO, OBJETIVA-SE ANALISAR OS RESULTADOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA, PRIORIZANDO A TEMÁTICA MUTAÇÃO GENÉTICA, COM A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE SONDAGEM, LEITURA DE TEXTOS, DEBATES E APRESENTAÇÃO DE UM ENREDO FÍLMICO “X-MEM PRIMEIRA CLASSE” COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA. PARA TANTO, FORAM ELEITOS COMO OBJETIVOS DE ESTUDO VERIFICAR EM QUE MEDIDA O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE GENÉTICA HUMANA; REFLETIR SOBRE A OCORRÊNCIA DE MUTAÇÕES GENÉTICAS NOS SERES VIVOS E IDENTIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS EM CARIÓTIPOS E RECONHECER AS PRINCIPAIS DOENÇAS GENÉTICAS, SUAS CARACTERÍSTICAS; CONSEQUÊNCIAS NO ORGANISMO. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEM SUA BASE NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL (1980) E MOREIRA (2006). OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ALUNOS SE APROPRIARAM DE MUITOS CONCEITOS RELATIVOS À GENÉTICA MOSTRANDO-SE CAPAZES DE PROMOVER UMA DISCUSSÃO DO PAPEL DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE COM REFLEXÕES CRÍTICAS PAUTADAS NOS VALORES SOCIAIS VIGENTES. SENDO ASSIM, ACREDITAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA NESSE TRABALHO FOI VALIDADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA.