COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA E DA GLOBALIZAÇÃO É MUITO COMUM OBSERVAR CRIANÇAS CONCENTRADAS EM APARELHOS ELETRÔNICOS, NA MAIORIA DAS VEZES DEIXANDO DE MOVIMENTAR-SE POR MEIO DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PRATICADAS POR SEUS PAIS NO PERÍODO DE SUA INFÂNCIA. ENTRETANTO, É POR MEIO DO MOVIMENTAR-SE E DO BRINCAR QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVEM HABILIDADES PRIMORDIAIS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PLENO E INTEGRAL. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER E IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUE CARACTERIZAM A PSICOMOTRICIDADE, SEUS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS E ANALISAR A POSSIBILIDADE DA INSERÇÃO DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS NAS SALAS DE AULA ONDE OCORREM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ADAPTANDO-AS CONFORME A NECESSIDADE DO ALUNO. UTILIZOU-SE O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE OS CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUE CARACTERIZAM A PSICOMOTRICIDADE E AS ATIVIDADES PSICOMOTORAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. NO QUE TANGE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VISANDO O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR É NECESSÁRIO QUE OS EDUCADORES TENHAM A CONSCIÊNCIA DOS BENEFÍCIOS E DOS MALEFÍCIOS QUE TAIS ATIVIDADES PODEM ACARRETAR AO ALUNO. NAS INSTITUIÇÕES ONDE HÁ EDUCAÇÃO INCLUSIVA O USO DA PSICOMOTRICIDADE PODE SER CONSIDERADA COMO UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL QUE VISE O DESENVOLVIMENTO MOTOR, PSÍQUICO E FÍSICO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DE ATIVIDADES QUE TENHAM POR FINALIDADE A OBTENÇÃO E O MELHORAMENTO DE HABILIDADES TANTO DE FORMA INDIVIDUAL QUANTO COLETIVA, ESTIMULANDO ASSIM A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO POR MEIO DO CONVÍVIO DE TODOS.