ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA EM NOSSA SOCIEDADE SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE ACERCA DO TEMA. POR ISSO, PARTIMOS DA SUA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO BASE NORTEADORA, VISTO QUE LIDAR COM OS DESAFIOS PRESENTES NA EDUCAÇÃO É TAREFA ÁRDUA E AS RESPOSTAS QUE BUSCAMOS AINDA MAIS, POR ISSO DIALOGAMOS COM OUTROS PESQUISADORES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE, TAIS COMO: ARROYO (2019); BOURDIEU (2007); DAMO ET AL (2011); FREIRE (1987); GADOTTI (1997); GIL (2008); MARTINS ET AL (2015); PEDROSA (2017); PIMENTA (1999); SOUSA E QUEIROZ (2016), ENTRE OUTROS. ASSIM, ENTENDEMOS O PONTO DE VISTA DE FREIRE, AO DEFENDER QUE A EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA PERMITE AOS OPRIMIDOS A POSSIBILIDADE DE RECUPERAR SUA IDENTIDADE, SEU SENSO DE HUMANIDADE E, POR SUA VEZ, SUPERAR A SUA CONDIÇÃO DE OPRIMIDO, BUSCANDO MELHORIAS PARA ASSIM DESEMPENHAR UM PAPEL NA SUA LIBERTAÇÃO DE SI E DO OUTRO É IMPORTANTE. DESSE MODO, TER CONSCIÊNCIA CRÍTICA SE FAZ NECESSÁRIO. A PROPOSTA DE PAULO FREIRE COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESTÁ PAUTADA NO ANTIAUTORITARÍSSIMO, OU SEJA, OS (AS) PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) ENSINAM E APRENDEM JUNTOS, EM DIÁLOGO PERMANENTE QUE OS TORNAM SUJEITOS DE SUA REALIDADE DE FORMA ATIVA.