ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA COMPREENSÃO DE PADRE FRANCISCO CANINDÉ DOS SANTOS, O POETA EDUCADOR. ENRAIZADO NA CIDADE DE ASSU, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, ELE É UM SACERDOTE QUE SE REVESTE DE FÉ, RESISTÊNCIA E TERNURA. A FÉ COMO SINÔNIMO DE OTIMISMO E DE ESPERANÇA PERMITE QUE O CONSIDEREMOS UM SUJEITO CAPAZ DE ENXERGAR ALÉM DO SEU TEMPO. A RESISTÊNCIA REVELA A SUA OPOSIÇÃO AO MUNDO DAS CRUELDADES E A TERNURA O APONTA COMO ALGUÉM SENSÍVEL A REALIDADE ONDE ESTÁ INSERIDO PARA TRANSFORMÁ-LA. ESSAS TRÊS FACES O CONSTITUI POETA, QUE NA ARTE DE EDUCAR ESTIMULA OS INDIVÍDUOS A CONSTRUÍREM UMA CIVILIZAÇÃO DO AMOR. A METODOLOGIA HISTÓRICO-BIBLIOGRÁFICA-DESCRITIVA QUE SUSTENTA ESSA INVESTIGAÇÃO FUNDAMENTA-SE NA EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS DA COMPLEXIDADE E ASSUME O MÉTODO COMO ESTRATÉGIA PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO PENSAMENTO. A PESQUISA TRAZ COMO INTERLOCUTORES TEÓRICOS GIORGIO AGAMBEN (2009), MIA COUTO (2009), EDGAR MORIN (2013) E PAULO FREIRE (2016) ENTRE OUTROS. PE. CANINDÉ, PRESBÍTERO ALÉM-ALTAR, ENXERGA A EDUCAÇÃO COMO UMA VIA QUE POSSIBILITA O SER HUMANO TRANSFORMAR A SI E O MUNDO, POR MEIO DO HUMANISMO SOLIDÁRIO E DO ENGAJAMENTO COM A POESIA DA VIDA QUE SE TRADUZ NAS RELAÇÕES DE ENTREAJUDA, NA AMIZADE, NA COOPERAÇÃO E NA ÉTICA RESPONSIVA.