Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO MÉDIO COMO ETAPA FORMATIVA E/OU PREPARATÓRIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, PROFESSORES/AS, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80889
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1920
    "inscrito_id" => 2100
    "titulo" => """
      ENSINO MÉDIO COMO ETAPA FORMATIVA E/OU\r\n
      PREPARATÓRIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR\r\n
      PROFESSORES/AS DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
      """
    "resumo" => """
      RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO, DESCARACTERIZANDO-O COMO ETAPA DA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CONTEXTO, NESTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, ANALISAMOS O CONTEÚDO\r\n
      GERAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DESSA ETAPA DA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A TEORIA DAS\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR SERGE MOSCOVICI. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA.\r\n
      PARTICIPARAM 100 PROFESSORES/AS. UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO\r\n
      LIVRE DE PALAVRAS. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS\r\n
      RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O ENSINO MÉDIO É REPRESENTADO, PRINCIPALMENTE, COMO UMA ETAPA DE\r\n
      FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A VIDA SOCIAL, POLÍTICA, ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO ESTUDANTE, POR MEIO DE\r\n
      OBJETIVOS BEM DEFINIDOS. CONSIDERAMOS QUE ESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR PARA REVER OS CURSOS DE\r\n
      FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE QUE FUTUROS PROFESSORES EXERÇAM A PROFISSÃO DE MANEIRA CRÍTICA E\r\n
      REFLEXIVA, PRINCIPALMENTE EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE DESCARACTERIZA ESSA ETAPA\r\n
      EDUCACIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, PROFESSORES/AS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2100_28092021154044.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA FERREIRA"
    "autor_email" => "giovannaf.s00@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80889
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1920
    "inscrito_id" => 2100
    "titulo" => """
      ENSINO MÉDIO COMO ETAPA FORMATIVA E/OU\r\n
      PREPARATÓRIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR\r\n
      PROFESSORES/AS DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
      """
    "resumo" => """
      RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO, DESCARACTERIZANDO-O COMO ETAPA DA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CONTEXTO, NESTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, ANALISAMOS O CONTEÚDO\r\n
      GERAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DESSA ETAPA DA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A TEORIA DAS\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR SERGE MOSCOVICI. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA.\r\n
      PARTICIPARAM 100 PROFESSORES/AS. UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO\r\n
      LIVRE DE PALAVRAS. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS\r\n
      RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O ENSINO MÉDIO É REPRESENTADO, PRINCIPALMENTE, COMO UMA ETAPA DE\r\n
      FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A VIDA SOCIAL, POLÍTICA, ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO ESTUDANTE, POR MEIO DE\r\n
      OBJETIVOS BEM DEFINIDOS. CONSIDERAMOS QUE ESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR PARA REVER OS CURSOS DE\r\n
      FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE QUE FUTUROS PROFESSORES EXERÇAM A PROFISSÃO DE MANEIRA CRÍTICA E\r\n
      REFLEXIVA, PRINCIPALMENTE EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE DESCARACTERIZA ESSA ETAPA\r\n
      EDUCACIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, PROFESSORES/AS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2100_28092021154044.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA FERREIRA"
    "autor_email" => "giovannaf.s00@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO, DESCARACTERIZANDO-O COMO ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CONTEXTO, NESTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, ANALISAMOS O CONTEÚDO GERAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR SERGE MOSCOVICI. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 100 PROFESSORES/AS. UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O ENSINO MÉDIO É REPRESENTADO, PRINCIPALMENTE, COMO UMA ETAPA DE FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A VIDA SOCIAL, POLÍTICA, ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO ESTUDANTE, POR MEIO DE OBJETIVOS BEM DEFINIDOS. CONSIDERAMOS QUE ESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR PARA REVER OS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE QUE FUTUROS PROFESSORES EXERÇAM A PROFISSÃO DE MANEIRA CRÍTICA E REFLEXIVA, PRINCIPALMENTE EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE DESCARACTERIZA ESSA ETAPA EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.