ESTE TEXTO APRESENTA ALGUNS DADOS PRODUZIDOS EM UMA PESQUISA QUE FOI DESENVOLVIDA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA IES PÚBLICA, NA QUAL ABORDOU ANÁLISES DIANTE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS DA UEMA, CAMPUS TIMON. À VISTA DISSO, ESTRUTUROU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER COMO SE DEU A INSERÇÃO DO(A) PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) NO CAMPO DE EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO, E DE QUE MODO AS DIFERENÇAS DE GÊNERO SE CARACTERIZARAM COMO POTENCIALIZADORAS NOS ENFRENTAMENTOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA. QUANTO A METODOLOGIA ABORDADA PARA A CONCRETUDE DA PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POR MEIO DA PLATAFORMA SKYPE COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UEMA, BEM COMO FORAM SELECIONADOS ALGUNS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS QUE SE TORNARAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A ANÁLISE DOS DADOS. DIANTE DOS RESULTADOS REVELADOS NA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FASE INICIAL DA DOCÊNCIA É MARCADA POR DIVERSOS ENCONTROS E DESENCONTROS, TAIS COMO A BASE TEÓRICA APREENDIDA NA ACADEMIA QUE SE FAZ DE GRANDE ALIADA NAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA DA PRÁTICA DOCENTE, E AO DESENCONTRO TEM-SE AS DESIGUALDADES JUNTO AO CENÁRIO EDUCACIONAL AGRAVADAS DIANTE DO FATOR GÊNERO.