NESSE TRABALHO, APRESENTAMOS DUAS ABORDAGENS: I) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA DA
PESQUISA E II) ESTUDO DE ANÁLISE QUALITATIVA, DESENVOLVIDA NO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO ARAGUAIA
(IEA), ONDE FOI VERIFICADO O PERCENTUAL DE EVASÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM
MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), DURANTE OS ANOS DE
2014 ATÉ 2019. VISANDO O ÍNDICE ELEVADO DE EVASÃO DURANTE O REFERIDO CURSO, HOUVE A NECESSIDADE DE
DESENVOLVER UM LEVANTAMENTO PARA INVESTIGAR O PERCENTUAL DE ALUNOS QUE REALIZARAM A MATRÍCULA
PARTICIPANDO DAS PRIMEIRAS AULAS E DESISTINDO NA SEQUÊNCIA COM POUCAS SEMANAS DE AULAS. O PRINCIPAL
OBJETIVO DESTE ESTUDO, FOI PAUTADO NA ANÁLISE DO PERCENTUAL DE ALUNOS QUE: SE MATRICULARAM,
CONTINUARAM OS ESTUDOS E/OU CONCLUÍRAM A GRADUAÇÃO NO PERÍODO ENTRE OS ANOS DE 2014 - 2019 DO CURSO
DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, OFERTADO NOS TURNOS: MATUTINO E NOTURNO. POR FIM, COM BASE NA COLETA
DE DADOS IN LOCO, BUSCAMOS APLICAR OS CONCEITOS PROVENIENTES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA,
CALCULANDO O ÍNDICE PERCENTUAL DE EVASÃO DOS DISCENTES. PORTANTO, O ESTUDO VISA CONTRIBUIR E/OU
INCENTIVAR FUTURAMENTE COM PESQUISAS SOBRE A AVERIGUAÇÃO DAS CAUSAS DE TAL EVASÃO DENTRO DO IEA,
POSSIBILITANDO DESTA MANEIRA A PERMANÊNCIA DE UM ÍNDICE MAIOR DE ESTUDANTES NO CAMPUS.