O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO REFLETIR SOBRE A PEDAGOGIA PROPOSTA PELOS ANARQUISTAS EM INÍCIOS DO SÉCULO XX NO BRASIL. PERÍODO O QUAL NOS DEBRUÇAMOS FOI DE INTENSAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS. COMO PERCURSO METODOLÓGICO ANALISAMOS POR FONTES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS, ASSIM COMO DOCUMENTOS OFICIAIS DA ÉPOCA. O JORNAL A PLEBE FOI USADO COMO FONTE PRIMÁRIA PARA A REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ANARQUISTA NO BRASIL. ESSE ARQUIVO FOI FOTOCOPIADO NOS ARQUIVOS DE EDGAR LEUENROTH DA UNICAMP – SP E GRAVADOS POR MEIO DE IMAGENS PARA UMA POSTERIOR ANALISE. TRATA-SE DE UM JORNAL SIGNIFICATIVO ENTRE OS LIBERTÁRIOS, SENDO ESCRITO, PRODUZIDO E DISTRIBUÍDO PELOS PRÓPRIOS ANARQUISTAS E OPERÁRIOS DA CIDADE DE SÃO PAULO. FUNCIONOU ENTRE OS ANOS DE 1917 A 1935, COM ALGUMAS INTERMITÊNCIAS, DEIXANDO ASSIM UM LEGADO IMPORTANTE SOBRE DIVERSAS TEMÁTICAS, DENTRE ELAS, A EDUCAÇÃO ANARQUISTA NO BRASIL. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA CONSISTE NA CONTRIBUIÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POSTAS PELOS ANARQUISTAS DURANTE O PERÍODO CONSIDERADO. AS IMAGENS DO JORNAL A PLEBE FORAM ANALISADAS E CATALOGADAS EM ORDEM CRONOLÓGICA DA SUA EDIÇÃO. DENTRE OS DIVERSOS TEMAS DESTACO: SOCIEDADE, ESCOLA, CRIANÇA, PROFESSOR, MULHER E OUTRAS VISÕES SOCIAIS. CONCLUÍMOS QUE A PROPOSTA EDUCACIONAL DOS ANARQUISTAS SERIA A AUTOGESTÃO, ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE E HARMONIA, EM PROL DO BEM-ESTAR DE TODOS. UMA EDUCAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ALUNOS EM EVENTOS SOCIAIS, COMO POR EXEMPLO, NO MOVIMENTO OPERÁRIO, A PARTICIPAÇÃO DESTES INDIVÍDUOS JÁ PASSARIA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR COM AQUELES QUE ESTUDAM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.