DIANTE DOS PROBLEMAS REFERENTES ?S CONDI??ES AMBIENTAIS MUNDIAIS, ? IMPORTANTE PROPOR DISCUSS?ES SOBRE EDUCA??O AMBIENTAL NAS ESCOLAS PARA QUE SE AMPLIEM OS CONHECIMENTOS E BOAS PR?TICAS VOLTADAS ?S QUEST?ES SUSTENT?VEIS. PARTINDO DESSE PRINC?PIO, ? NECESS?RIO COMPREENDER QUE A EDUCA??O AMBIENTAL TEM COMO FINALIDADE, ANALISAR E EXPLICAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPOR?NEOS. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A EDUCA??O AMBIENTAL E O SEU DESENVOLVIMENTO SOB UMA PERSPECTIVA TE?RICA E PR?TICA NAS AULAS DE CI?NCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA EST? EMBASADA, TEORICAMENTE EM MILANE (2005), JOS? AFONSO (1997), CRETELLA J?NIOR (1993), ENTRE OUTROS, NOS QUAIS FORNECERAM IMPORTANTE SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO. NO QUE DIZ RESPEITO ? METODOLOGIA DO TRABALHO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA. PARA COLETA DAS INFORMA??ES NECESS?RIAS, UTILIZOU-SE DE PROCEDIMENTOS QUE PUDESSEM PERMITIR UMA ARTICULA??O TE?RICO-PR?TICA, DE MODO QUE O TRABALHO SE APOIA EM PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DE CAMPO. ASSIM POSTO, O ESTUDO NOS POSSIBILITOU O FORTALECIMENTO DE UM OLHAR MAIS PROFUNDO SOBRE A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O AMBIENTAL, ONDE ESTUDANTES SE MOSTRARAM MAIS SENS?VEIS, ?S QUEST?ES SUSTENT?VEIS, MEDIANTE ESTUDO E A??ES DESENVOLVIDAS.