TRATA-SE DE UM RECORTE DE UMA PESQUISA MONOGRÁFICA, DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG, UNIDADE IBIRITÉ, ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2021, QUE TEVE COMO TEMÁTICA CENTRAL AS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19, CONSIDERANDO A CONCILIAÇÃO DAS ESFERAS ACADÊMICAS, LABORAL E DOMÉSTICA POR MULHERES ESTUDANTES DE TRÊS GRADUAÇÕES. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É TRAZER ALGUMAS DISCUSSÕES TEÓRICAS E ALGUNS DADOS EMPÍRICOS SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO, DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E ALGUNS INTERVENIENTES, SOBRETUDO PARA AS MULHERES, NO ATUAL CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO E ISOLAMENTO SOCIAL. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DO TIPO QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS DE PESQUISA A REVISÃO DE LITERATURA E COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO DIRECIONADO À ALUNAS DE CURSOS DE GRADUAÇÕES. OS RESULTADOS EVIDENCIAM A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO NA VIDA DIÁRIA DE MULHERES QUE ACUMULAM TAREFAS E SE SENTEM SOBRE CARREGADAS AINDA MAIS NO CONTEXTO ATUAL DE PANDEMIA. CONCLUI-SE QUE SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES EDUCATIVAS, CONSCIENTIZADORAS E PROVOCADORAS DE ROMPIMENTOS COM AS ASSIMETRIAS DE GÊNERO, EM QUE SE DESTACA O PAPEL FUNDAMENTAL DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DE POSTURAS E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS.