ESTE TEXTO TRAZ ABORDAGENS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO CUIDAR-BRINCAR, SOB A ÓTICA DA LUDICIDADE. NESSE SENTIDO, TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DO LÚDICO NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO, VISTO QUE O BRINCAR POSSIBILITA AS CRIANÇAS PEQUENAS, CONVIVER E PARTICIPAR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS SE APROPRIANDO DE CONHECIMENTOS, SOCIALMENTE, CONSTRUÍDOS NO COTIDIANO ACERCA DAS PRÁTICAS CULTURAIS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O DESENVOLVIMENTO AFETIVO MOTOR, COGNITIVO E SOCIAL. UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NOS RESPALDANDO NOS AUTORES: ANGOTTI (2006), CRAIDY (2001), WAJSKOP (2005), RIZZO (2006), KISHIMOTO (2014), ALÉM DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – RCNEI, BRASIL (1998), ENTRE OUTROS TEÓRICOS QUE DISCUTEM ACERCA DA CONCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. ASSIM POSTO, O ESTUDO NOS POSSIBILITOU A COMPREENSÃO QUE, AS BRINCADEIRAS REPRESENTAM UMA FORMA PECULIAR DAS CRIANÇAS EXPRESSAREM-SE E INTERAGIREM COM OUTRAS PESSOAS, VISTO QUE, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO UTILIZAM DAS MAIS DIFERENTES LINGUAGENS E DESEMPENHA CAPACIDADE QUE POSSUEM DE TEREM IDEIAS E HIPÓTESES ORIGINAIS SOBRE AQUILO QUE BUSCAM DESVENDAR.