ESTE ARTIGO PARTE DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA, EM ESPECIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA, TENDO POR ENFOQUE TEÓRICO O MULTICULTURALISMO
CRÍTICO E SUAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO E DO CURRÍCULO.
A INTENÇÃO É IDENTIFICAR COMO AS DISCUSSÕES RELATIVAS AO MULTICULTURALISMO ESTÃO PRESENTES NOS
DOCUMENTOS ORIENTADORES DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA INSTITUIÇÃO. METODOLOGICAMENTE,
PARTE-SE DA ABORDAGEM QUALITATIVA AMPARADA PELOS MODELOS DE PESQUISA DOCUMENTAL E DE ANÁLISE DE
CONTEÚDO DO TIPO TEMÁTICA. OS DOCUMENTOS ANALISADOS FORAM: O REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA (RESOLUÇÃO Nº 25/2012) E O REGULAMENTO DOS CURSOS REGULARES DE GRADUAÇÃO DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (RESOLUÇÃO Nº 16/2015). TAIS DOCUMENTOS APONTAM PARA A FORMAÇÃO
DE PROFISSIONAIS APTOS A ATUAREM DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE. APESAR DE NÃO ABORDAREM
QUESTÕES DE IDENTIDADE PARA ALÉM DA INSTITUCIONAL E DA PROFISSIONAL, OS DOCUMENTOS LEVAM EM CONTA A
DIVERSIDADE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR NA ELABORAÇÃO DOS PPCS. ADEMAIS, ABORDAM QUESTÕES VOLTADAS
PARA AS ESPECIFICIDADES CULTURAIS, IDEOLÓGICAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS, COLOCANDO EM SEU INTERIOR A
POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM CURRÍCULO MULTICULTURAL POR PARTE DO COLEGIADO DE CADA CURSO.