Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTICULTURALISMO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POTENCIAIS MULTICULTURAIS PRESENTES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS ORIENTADORES DOS CURRÍCULOS

Palavra-chaves: MULTICULTURALISMO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA, CURRÍCULO, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      CRÍTICO E SUAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO E DO CURRÍCULO. \r\n
      A INTENÇÃO É IDENTIFICAR COMO AS DISCUSSÕES RELATIVAS AO MULTICULTURALISMO ESTÃO PRESENTES NOS \r\n
      DOCUMENTOS ORIENTADORES DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA INSTITUIÇÃO. METODOLOGICAMENTE, \r\n
      PARTE-SE DA ABORDAGEM QUALITATIVA AMPARADA PELOS MODELOS DE PESQUISA DOCUMENTAL E DE ANÁLISE DE \r\n
      CONTEÚDO DO TIPO TEMÁTICA. OS DOCUMENTOS ANALISADOS FORAM: O REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE \r\n
      FEDERAL DA PARAÍBA (RESOLUÇÃO Nº 25/2012) E O REGULAMENTO DOS CURSOS REGULARES DE GRADUAÇÃO DA \r\n
      UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (RESOLUÇÃO Nº 16/2015). TAIS DOCUMENTOS APONTAM PARA A FORMAÇÃO \r\n
      DE PROFISSIONAIS APTOS A ATUAREM DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE. APESAR DE NÃO ABORDAREM \r\n
      QUESTÕES DE IDENTIDADE PARA ALÉM DA INSTITUCIONAL E DA PROFISSIONAL, OS DOCUMENTOS LEVAM EM CONTA A \r\n
      DIVERSIDADE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR NA ELABORAÇÃO DOS PPCS. ADEMAIS, ABORDAM QUESTÕES VOLTADAS \r\n
      PARA AS ESPECIFICIDADES CULTURAIS, IDEOLÓGICAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS, COLOCANDO EM SEU INTERIOR A \r\n
      POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM CURRÍCULO MULTICULTURAL POR PARTE DO COLEGIADO DE CADA CURSO.
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO PARTE DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, EM ESPECIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA, TENDO POR ENFOQUE TEÓRICO O MULTICULTURALISMO CRÍTICO E SUAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO E DO CURRÍCULO. A INTENÇÃO É IDENTIFICAR COMO AS DISCUSSÕES RELATIVAS AO MULTICULTURALISMO ESTÃO PRESENTES NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA INSTITUIÇÃO. METODOLOGICAMENTE, PARTE-SE DA ABORDAGEM QUALITATIVA AMPARADA PELOS MODELOS DE PESQUISA DOCUMENTAL E DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DO TIPO TEMÁTICA. OS DOCUMENTOS ANALISADOS FORAM: O REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (RESOLUÇÃO Nº 25/2012) E O REGULAMENTO DOS CURSOS REGULARES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (RESOLUÇÃO Nº 16/2015). TAIS DOCUMENTOS APONTAM PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS APTOS A ATUAREM DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE. APESAR DE NÃO ABORDAREM QUESTÕES DE IDENTIDADE PARA ALÉM DA INSTITUCIONAL E DA PROFISSIONAL, OS DOCUMENTOS LEVAM EM CONTA A DIVERSIDADE COMO PRINCÍPIO NORTEADOR NA ELABORAÇÃO DOS PPCS. ADEMAIS, ABORDAM QUESTÕES VOLTADAS PARA AS ESPECIFICIDADES CULTURAIS, IDEOLÓGICAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS, COLOCANDO EM SEU INTERIOR A POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM CURRÍCULO MULTICULTURAL POR PARTE DO COLEGIADO DE CADA CURSO.

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