ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA NECESSIDADE DE SE APROFUNDAR NA QUEST?O DE COMO O ATRASO DO DIAGN?STICO DE TRANSTORNO DE D?FICIT DE ATEN??O E HIPERATIVIDADE (TDAH) PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIAN?A, EM SALA DE AULA, E AFETAR, POSTERIORMENTE, SUA VIDA ADULTA. A PESQUISA TEVE COMO EMBASAMENTO TE?RICO O MANUAL DIAGN?STICO E ESTAT?STICO DE TRANSTORNOS MENTAIS (DSM-5), BEM COMO AUTORES, COMO: BENCZIK (2010), FARIAS (2019), SILVA (2014) E FACION (2013). DURANTE O LEVANTAMENTO DE DADOS FOI ENTREVISTADA UMA PSICOPEDAGOGA, A FIM DE OBTER INFORMA??ES DE UM PROFISSIONAL DA ?REA. OS RESULTADOS DISCUTEM COM OS AUTORES TEM?TICAS, COMO: O TDAH E A APRENDIZAGEM, O ALUNO COM POSS?VEIS SINTOMAS DO TRANSTORNO E O PROFESSOR, E FINALIZA COM OS POSS?VEIS RECURSOS QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM OFERECER ? APRENDIZAGEM, COMO EST? PROPOSTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA CRIAN?A, DE UMA MANEIRA GERAL, E, EM ESPECIAL DA CRIAN?A QUE TENHA TDAH.