O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO QUE TEVE COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO OS PERCURSOS SOCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FORMAL NO BAIRRO DE SANTO AMARO, ELUCIDANDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS E ESCOLARES DOS MORADORES ESTUDANTES DO BAIRRO. DURANTE A SUA FORMAÇÃO, QUE COINCIDE COM O PERÍODO DE COLONIZAÇÃO BRASILEIRA, A EDUCAÇÃO NO BAIRRO CENTRA-SE NO MODELO TECNICISTA, SEM DIALOGAR COM A REALIDADE E SEM FORMAR A POPULAÇÃO LOCAL PARA A COMPREENSÃO DA VIDA E/OU ASCENSÃO SOCIAL. DIANTE DISSO, FOI PERCEBIDO UM MOVIMENTO DE REPRODUÇÃO QUE INSTIGOU A PRESENTE INVESTIGAÇÃO: COMO SE ESTABELECE O PERCURSO EDUCACIONAL NO BAIRRO DE SANTO AMARO NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO FORMAL? PRETENDEU-SE ARTICULAR OS CONTEXTOS DE EXCLUSÃO SOCIAL AOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS VERIFICANDO O PAPEL ATRIBUÍDO A EDUCAÇÃO FORMAL. O PONTO DE PARTIDA FORAM OS ESTUDOS DE PIERRE BOURDIEU E JEAN-CLAUDE PASSERON (2014) QUE SUBSIDIARAM E ORIENTARAM IDENTIFICAÇÃO. BUSCOU-SE, COM ISSO, ENRIQUECER A DISCUSSÃO SOBRE OS PERCURSOS DA EDUCAÇÃO FORMAL E CONTRIBUIR COM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO, EM GERAL, E DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, EM ESPECÍFICO.