ESTE ARTIGO É UM RELATO DE ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA DO SEMIÁRIDO POTIGUAR, COM O INTUITO DE MOSTRAR COMO OS MULTILETRAMENTOS E OS LETRAMENTOS DIGITAIS (ROJO; MOURA, 2012) PODEM SER EXPLORADOS PARA OTIMIZAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), CONFORME REGULAMENTA A LDB (BRASIL, 1996). CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA (KASSAR, 1995) CONSTITUI UM DOS DESAFIOS DOS NOSSOS TEMPOS, O PRESENTE TRABALHO TENTA REFLETIR SOBRE A ATUAL EDUCAÇÃO DE SURDOS (SANTOS, BORDAS, 2019), BEM COMO O PASSADO DESSA HISTÓRIA QUE GEROU AS CONDIÇÕES DE SEU ESTADO ATUAL, ALÉM DO PAPEL DA EJA NA REPARAÇÃO DE LACUNAS EDUCACIONAIS DESSE PÚBLICO E COMO AS FERRAMENTAS DIGITAIS TÊM SE MOSTRADO UM RECURSO DIDÁTICO VALIOSO PARA ESSA ÁREA, UMA VEZ QUE POTENCIALIZAM A EXPLORAÇÃO DO ASPECTO VISUAL, CAPITAL PARA A CULTURA SURDA. A METODOLOGIA DO TRABALHO CONSISTE EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE DUAS AULAS NA SALA DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL JONAS GURGEL, LOCALIZADA EM CARAÚBAS-RN. É FATOR ALARMANTE QUE MUITOS SURDOS ACABAM POR ABANDONAR A ESCOLA OU ATÉ MESMO NÃO CHEGAM A FREQUENTÁ-LA, POR DIVERSOS FATORES, DESDE QUESTÕES CULTURAIS A QUESTÕES ESTRUTURAIS DAS PRÓPRIAS ESCOLAS, COMO AUSÊNCIA DE PESSOAL QUALIFICADO PARA PROMOVER A DEVIDA INCLUSÃO DESSE PÚBLICO. TARDIAMENTE, COMO FORMA DE REMEDIAÇÃO, PARTE DESSES INDIVÍDUOS PROCURAM A EJA PARA SE PROFISSIONALIZAR. A EXPLORAÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS, SOBRETUDO POR MEIO DE RECURSOS DIGITAIS, DEMONSTROU SER UMA FORMA DE MOTIVÁ-LOS A CONTINUAR NOS ESTUDOS, DE PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS, PERMITINDO-LHES ABRIR NOVOS HORIZONTES.