O PRESENTE TRABALHO TER? UMA ABORDAGEM DESCRITIVA, TENDO COMO BASE OS TEMAS DE LIGA??O COM A HIST?RIA DO IN?CIO TECNOL?GICO AT? OS DIAS ATUAIS, DANDO ?NFASE AO CRESCIMENTO DO USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS NO APOIO PEDAG?GICO NOS ANOS INICIAIS, O QUAL TEM O OBJETIVO ? MOSTRAR A PERCEP??O DO QUANTO ? SIGNIFICATIVO O SUPORTE DESTE MATERIAL E A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DOS PROFESSORES PARA SE OBTIVER GRANDES RESULTADOS DE TROCAS DE CONHECIMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. TAMB?M SER?O APRESENTADAS AS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS EXISTENTES NAS ESCOLAS COMO UMA DAS OP??ES DE DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI APLICADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO ASSIM ATRAV?S DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS DANDO EMBASAMENTO TE?RICO PARA A CONSTRU??O DESTE ARTIGO E OBSERVA??ES PARA CONCLUIR AS MINHAS PESQUISAS TE?RICAS. ATRAV?S DAS OBSERVA??ES, OS RESULTADOS PRELIMINARES QUE SE PODEM SER CONSTATADOS ? A DIFICULDADE DOS EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS EM UTILIZAR OS RECURSOS TECNOL?GICOS OFERECIDOS PELAS ESCOLAS, POR?M, MESMO COM AS DIFICULDADES QUE SE ENCONTRAM NO MANUSEIO DE ALGUNS PROFESSORES, NO CASO A MINORIA DIANTE DAS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS, OS GESTORES ESCOLARES E OS PROFESSORES SABEM DA IMPORT?NCIA DA UTILIZA??O DESTES RECURSOS COMO UMA PONTE DE LIGA??O DE INFORMA??O E RELA??O ENTRE PROFESSOR E ALUNO, ASSIM BUSCAM CONSTANTEMENTE A FORMA??O CONT?NUA DOS EDUCADORES PARA ACOMPANHAR O RITMO DIANTE DAS TRANSFORMA??ES E MUDAN?AS TECNOL?GICAS EXTERNAS E INSERI-LAS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR.