Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: CONCORDÂNCIA NOMINAL, USOS DA LÍNGUA, GRAMÁTICA, LIVROS DIDÁTICOS, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80556
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1467
    "inscrito_id" => 3738
    "titulo" => "ABORDAGEM DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ANÁLISES DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE CONCORDÂNCIA NOMINAL, PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDP), UTILIZADO EM TURMAS DO 4° DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ. PARA TANTO, FORAM SELECIONADAS TRÊS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EM UM LDP. A PESQUISA É QUALITATIVA, COM UMA ABORDAGEM DE ANÁLISE DOCUMENTAL. UTILIZOU-SE COMO REFERENCIAL AUTORES QUE DISCUTEM A CONCORDÂNCIA NOMINAL DO PONTO DE VISTA DESCRITIVO E FUNCIONALISTA. A REALIZAÇÃO DO TRABALHO JUSTIFICA-SE NA IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE FORMA APROFUNDADA DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA COMPREENDER A COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DAS SENTENÇAS, BEM COMO OS PROCESSOS DE CONCORDÂNCIA E SENTIDO NA PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS. COM BASES NOS RESULTADOS ENCONTRADOS, OBSERVA-SE QUE AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES REFERENTES AO ENSINO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL SÃO ABORDADAS DE FORMA SUPERFICIAL E SEM APROFUNDAMENTO DOS CONTEÚDOS, NÃO PERMITINDO REFLETIR ACERCA DOS DIVERSOS USOS DA LÍNGUA NOS MAIS VARIADOS CONTEXTOS. DESSA FORMA, É IMPORTANTE APRESENTAR ATIVIDADES QUE ESTIMULEM A PERCEPÇÃO DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES E USOS DA LÍNGUA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCORDÂNCIA NOMINAL, USOS DA LÍNGUA, GRAMÁTICA, LIVROS DIDÁTICOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA116_ID8631_29072021142059.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA LETÍCIA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticiadebora53@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80556
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1467
    "inscrito_id" => 3738
    "titulo" => "ABORDAGEM DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ANÁLISES DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE CONCORDÂNCIA NOMINAL, PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDP), UTILIZADO EM TURMAS DO 4° DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ. PARA TANTO, FORAM SELECIONADAS TRÊS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EM UM LDP. A PESQUISA É QUALITATIVA, COM UMA ABORDAGEM DE ANÁLISE DOCUMENTAL. UTILIZOU-SE COMO REFERENCIAL AUTORES QUE DISCUTEM A CONCORDÂNCIA NOMINAL DO PONTO DE VISTA DESCRITIVO E FUNCIONALISTA. A REALIZAÇÃO DO TRABALHO JUSTIFICA-SE NA IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE FORMA APROFUNDADA DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA COMPREENDER A COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DAS SENTENÇAS, BEM COMO OS PROCESSOS DE CONCORDÂNCIA E SENTIDO NA PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS. COM BASES NOS RESULTADOS ENCONTRADOS, OBSERVA-SE QUE AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES REFERENTES AO ENSINO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL SÃO ABORDADAS DE FORMA SUPERFICIAL E SEM APROFUNDAMENTO DOS CONTEÚDOS, NÃO PERMITINDO REFLETIR ACERCA DOS DIVERSOS USOS DA LÍNGUA NOS MAIS VARIADOS CONTEXTOS. DESSA FORMA, É IMPORTANTE APRESENTAR ATIVIDADES QUE ESTIMULEM A PERCEPÇÃO DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES E USOS DA LÍNGUA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCORDÂNCIA NOMINAL, USOS DA LÍNGUA, GRAMÁTICA, LIVROS DIDÁTICOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA116_ID8631_29072021142059.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA LETÍCIA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticiadebora53@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ANÁLISES DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE CONCORDÂNCIA NOMINAL, PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDP), UTILIZADO EM TURMAS DO 4° DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ. PARA TANTO, FORAM SELECIONADAS TRÊS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EM UM LDP. A PESQUISA É QUALITATIVA, COM UMA ABORDAGEM DE ANÁLISE DOCUMENTAL. UTILIZOU-SE COMO REFERENCIAL AUTORES QUE DISCUTEM A CONCORDÂNCIA NOMINAL DO PONTO DE VISTA DESCRITIVO E FUNCIONALISTA. A REALIZAÇÃO DO TRABALHO JUSTIFICA-SE NA IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE FORMA APROFUNDADA DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA COMPREENDER A COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DAS SENTENÇAS, BEM COMO OS PROCESSOS DE CONCORDÂNCIA E SENTIDO NA PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS. COM BASES NOS RESULTADOS ENCONTRADOS, OBSERVA-SE QUE AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES REFERENTES AO ENSINO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL SÃO ABORDADAS DE FORMA SUPERFICIAL E SEM APROFUNDAMENTO DOS CONTEÚDOS, NÃO PERMITINDO REFLETIR ACERCA DOS DIVERSOS USOS DA LÍNGUA NOS MAIS VARIADOS CONTEXTOS. DESSA FORMA, É IMPORTANTE APRESENTAR ATIVIDADES QUE ESTIMULEM A PERCEPÇÃO DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES E USOS DA LÍNGUA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.