ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ANÁLISES DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE CONCORDÂNCIA NOMINAL, PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDP), UTILIZADO EM TURMAS DO 4° DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ. PARA TANTO, FORAM SELECIONADAS TRÊS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EM UM LDP. A PESQUISA É QUALITATIVA, COM UMA ABORDAGEM DE ANÁLISE DOCUMENTAL. UTILIZOU-SE COMO REFERENCIAL AUTORES QUE DISCUTEM A CONCORDÂNCIA NOMINAL DO PONTO DE VISTA DESCRITIVO E FUNCIONALISTA. A REALIZAÇÃO DO TRABALHO JUSTIFICA-SE NA IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE FORMA APROFUNDADA DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA COMPREENDER A COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DAS SENTENÇAS, BEM COMO OS PROCESSOS DE CONCORDÂNCIA E SENTIDO NA PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS. COM BASES NOS RESULTADOS ENCONTRADOS, OBSERVA-SE QUE AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES REFERENTES AO ENSINO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL SÃO ABORDADAS DE FORMA SUPERFICIAL E SEM APROFUNDAMENTO DOS CONTEÚDOS, NÃO PERMITINDO REFLETIR ACERCA DOS DIVERSOS USOS DA LÍNGUA NOS MAIS VARIADOS CONTEXTOS. DESSA FORMA, É IMPORTANTE APRESENTAR ATIVIDADES QUE ESTIMULEM A PERCEPÇÃO DAS DIVERSAS POSSIBILIDADES E USOS DA LÍNGUA.