DISCUTIMOS NO PRESENTE ESTUDO, POR MEIO DO APROFUNDAMENTO TEÓRICO, O SENTIDO DE PROMOÇÃO DA COMPREENSÃO DOS PRINCÍPIOS SOCIAIS, FILOSÓFICOS E CULTURAIS, PARA QUE A CULTURA ESCOLAR, A INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA SE REVELEM CONDIÇÕES PROPÍCIAS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO AUTOCONHECIMENTO. TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE A CULTURA ESCOLAR E A INTERCULTURALIDADE, PERMEADAS PELAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. A PROBLEMÁTICA DESSE ESTUDO SE CONSTITUI NA SEGUINTE QUESTÃO: COMO PODEMOS DAR VISIBILIDADE A CULTURA ESCOLAR E A INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCATIVO? JUSTIFICAMOS QUE O RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DA ANÁLISE EM PAUTA IMPULSIONOU A REALIZAÇÃO DESSA INVESTIGAÇÃO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA DISCUSSÕES NOS ESPAÇOS ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTA PESQUISA É DE NATUREZA TEÓRICO-DESCRITIVA, COM OS RECURSOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ESTE ESTUDO NOS POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DE QUE AS RELAÇÕES ENTRE CULTURA ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE SÃO PARTE DE UM IDEAL FORMATIVO, PRESSUPÕE QUE O SABER NOS FORTALECE E LIBERTA, NO SENTIDO DE SUPERAR NOSSAS LIMITAÇÕES PARA ENTENDER E PARTICIPAR DO MUNDO COMO SUJEITOS, PROPORCIONANDO UMA FORMA DE SER E ESTAR NO MUNDO.