PRÁTICA DOCENTE NA EJA: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE DAS TURMAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80606 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1535 "inscrito_id" => 4372 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE NA EJA: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE DAS TURMAS" "resumo" => "ESSE TRABALHO FOI REALIZADO COM UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM INTUITO DE COMPREENDER SUA CONCEPÇÃO SOBRE SEUS ALUNOS, ALÉM DOS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NESSA MODALIDADE DE ENSINO NO ATUAL PERÍODO PANDÊMICO. LUDKE E ANDRÉ (2012) NOS ORIENTARAM ACERCA DO TIPO DE PESQUISA, A QUALITATIVA, E DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZADO, A ENTREVISTA SEMI-ESTRTURADA QUE DEVIDO AS CONDIÇÕES SANITÁRIAS NECESSÁRIAS NO CENÁRIO DE PANDEMIA FOI REALIZADA VIA GOOGLE MEET. ALÉM DISSO, OLIVEIRA (1999), CAVALCANTE (2017) E FERREIRA, ALCÂNTARA E GAHYVA (2009) GUIARAM-NOS ACERCA DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DA EJA ENQUANTO SUJEITOS COM SUAS HOMOGENEIDADES, ENQUANTO GRUPO, MAS TAMBÉM COM SUAS DIFERENÇAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS E LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO NO FAZER PEDAGÓGICO. LIBÂNEO (1999) E TARDIFF (2002) NOS DERAM BASE TEÓRICA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E SAVIANI E GALVÃO (2021) SOBE O ENSINO NO PERÍODO DE PANDEMIA. IDENTIFICAMOS NO DISCURSO DO DOCENTE QUE ELE CONSIDERA SEUS ALUNOS COMO SUJEITOS DETENTORES DE CONHECIMENTOS QUE ATUAM EM SOCIEDADE, COMPREENDE A HETEROGENEIDADE INTRÍNSECA A EJA E SUAS MAIORES DIFICULDADES SÃO RELACIONADAS A ESSA HETEROGENEIDADE, NÃO SOMENTE INTERNAMENTE, MAS ENTRE AS TURMAS QUE ATUA. A NECESSIDADE DA ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA EM PROL DO OBJETIVO DE CADA TURMA DE ALUNOS É UM E SEUS DESAFIOS, ALÉM DAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO ATUAL ENSINO REMOTO. MESMO DIANTE DESSAS ADVERSIDADES, O DOCENTE SE MOSTRA DEDICADO NA REALIZAÇÃO DO SEU TRABALHO EM BUSCA DO BENEFÍCIO DE SEUS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HETEROGENEIDADE, PRÁTICA DOCENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA112_ID1212_29072021182409.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAUANY ARAÚJO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "THAUANY ALBUQUERQUE" "autor_email" => "thau.araujo13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80606 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1535 "inscrito_id" => 4372 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE NA EJA: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE DAS TURMAS" "resumo" => "ESSE TRABALHO FOI REALIZADO COM UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM INTUITO DE COMPREENDER SUA CONCEPÇÃO SOBRE SEUS ALUNOS, ALÉM DOS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NESSA MODALIDADE DE ENSINO NO ATUAL PERÍODO PANDÊMICO. LUDKE E ANDRÉ (2012) NOS ORIENTARAM ACERCA DO TIPO DE PESQUISA, A QUALITATIVA, E DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZADO, A ENTREVISTA SEMI-ESTRTURADA QUE DEVIDO AS CONDIÇÕES SANITÁRIAS NECESSÁRIAS NO CENÁRIO DE PANDEMIA FOI REALIZADA VIA GOOGLE MEET. ALÉM DISSO, OLIVEIRA (1999), CAVALCANTE (2017) E FERREIRA, ALCÂNTARA E GAHYVA (2009) GUIARAM-NOS ACERCA DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DA EJA ENQUANTO SUJEITOS COM SUAS HOMOGENEIDADES, ENQUANTO GRUPO, MAS TAMBÉM COM SUAS DIFERENÇAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS E LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO NO FAZER PEDAGÓGICO. LIBÂNEO (1999) E TARDIFF (2002) NOS DERAM BASE TEÓRICA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E SAVIANI E GALVÃO (2021) SOBE O ENSINO NO PERÍODO DE PANDEMIA. IDENTIFICAMOS NO DISCURSO DO DOCENTE QUE ELE CONSIDERA SEUS ALUNOS COMO SUJEITOS DETENTORES DE CONHECIMENTOS QUE ATUAM EM SOCIEDADE, COMPREENDE A HETEROGENEIDADE INTRÍNSECA A EJA E SUAS MAIORES DIFICULDADES SÃO RELACIONADAS A ESSA HETEROGENEIDADE, NÃO SOMENTE INTERNAMENTE, MAS ENTRE AS TURMAS QUE ATUA. A NECESSIDADE DA ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA EM PROL DO OBJETIVO DE CADA TURMA DE ALUNOS É UM E SEUS DESAFIOS, ALÉM DAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO ATUAL ENSINO REMOTO. MESMO DIANTE DESSAS ADVERSIDADES, O DOCENTE SE MOSTRA DEDICADO NA REALIZAÇÃO DO SEU TRABALHO EM BUSCA DO BENEFÍCIO DE SEUS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HETEROGENEIDADE, PRÁTICA DOCENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA112_ID1212_29072021182409.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAUANY ARAÚJO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "THAUANY ALBUQUERQUE" "autor_email" => "thau.araujo13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }