ESTE RESUMO É RESULTADO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO FINALIZADAS INTITULADAS “O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESPECIFICIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS” E “A LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL” DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS QUE CONSTITUEM A PRIMEIRA INFÂNCIA (ZERO A TRÊS ANOS). NESSE SENTIDO, BUSCAMOS POR MEIO DO APORTE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, EXPOR A NECESSIDADE DE PROPORCIONAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM ENSINO QUE CONSIDERE A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, TENTO EM VISTA QUE A CRIANÇA PEQUENA SE UTILIZA DAS EXPRESSÕES CORPORAIS PARA SE COMUNICAR E ESTABELECER RELAÇÕES COM O MUNDO AO SEU REDOR. OS RESULTADOS APONTAM QUE POR MEIO DA LINGUAGEM CORPORAL, AS CRIANÇAS DE ATÉ TRÊS ANOS DE VIDA APRENDEM OS CONHECIMENTOS CULTURAIS E DESENVOLVEM-SE. ELAS APRENDEM AS APTIDÕES HUMANAS SOCIAIS E SE APROPRIAM DESSES CONHECIMENTOS TORNANDO ESSAS APTIDÕES SUAS. ACREDITAMOS QUE ENTENDER O PAPEL QUE O MOVIMENTO CORPORAL DESEMPENHA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA DARÁ AOS PROFESSORES CONDIÇÕES MAIS ADEQUADAS DE ORGANIZAR A PRÁTICA DE ENSINO COM AS CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA, PARA ASSIM, PROPORCIONAR POR MEIO DE SEU TRABALHO UM FAZER PEDAGÓGICO INTENCIONAL E SISTEMATIZADO QUE ATENDA VERDADEIRAMENTE A NECESSIDADE DE APRENDER DA CRIANÇA PEQUENA E COM ISSO, POSSIBILITAR UM TRABALHO QUALITATIVO COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA FORMAR UM SUJEITO OMNILATERAL.