NESTE ARTIGO RELATAMOS NOSSA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA OCORRIDA EM DUAS TURMAS DE 7° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO DAMIÃO, NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA, ESTADO DA PARAÍBA. A EXPERIÊNCIA SE DEU NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB DURANTE O EIXO 2 DO MÓDULO I, NO QUAL DISCUTIMOS O LIVRO HISTÓRIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS E SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA PROFESSORES DE IRAN ABREU MENDES E MIGUEL CHAQUIAM. DECIDIMOS ENTÃO ABORDAR EM SALA DE AULA A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM RELAÇÃO AOS NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS, UTILIZANDO O DIAGRAMA MODELO METODOLÓGICO PROPOSTO PELOS AUTORES, QUE POSTERIORMENTE CONTRIBUÍRAM PARA A ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOSSA REGÊNCIA. DURANTE A AULA UTILIZAMOS SLIDES POWERPOINT, O APLICATIVO GEOGEBRA E O VÍDEO INTRODUÇÃO AOS NÚMEROS INTEIROS. O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA TORNOU A AULA MAIS ATRATIVA E DINÂMICA, ALÉM DE AMPLIAR O CONHECIMENTO E APROXIMAR OS ALUNOS DO CONTEÚDO MATEMÁTICO. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, PRINCIPALMENTE NESTE CENÁRIO DE INCERTEZAS EM QUE ESTAMOS SITUADOS, POIS ESTAMOS VIVENCIANDO TODAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DIARIAMENTE COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO E À PANDEMIA.