AVALIAR OS ENTRAVES DIÁRIOS DA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS POR MEIO DOS POSTULADOS DA PSICANÁLISE MOSTRA QUE A FORMALIZAÇÃO DA ESCRITA É INFLUENCIADA POR FENÔMENOS DA ORDEM DO INCONSCIENTE E, PORTANTO, SUBMETIDA A TODA A SORTE DE IMPEDIMENTOS QUE A REPRESENTAÇÃO DE SI PROVOCA PARA O SUJEITO QUE A EFETUA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, SURGE A PREOCUPAÇÃO DE PESQUISAR A OCORRÊNCIA DE SINTOMAS FÍSICOS E/OU PSICOLÓGICOS, COMO A INIBIÇÃO, A ANGÚSTIA, DENTRE OUTROS, MANIFESTADOS EM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, NO MOMENTO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS. PARA A DISCUSSÃO DESSA TEMÁTICA, ESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM FREUD (1987), KRAMER (2001), LACAN (2002), DENTRE OUTROS RENOMADOS AUTORES QUE CONCEDEM VALIDADE CIENTÍFICA A ESTE ESTUDO. OS MÉTODOS UTILIZADOS FORAM ENTREVISTAS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VISANDO APURAR QUANTITATIVAMENTE PERCENTUAIS PRECISOS E ANALISA-LOS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APRESENTAM UM ESTUDO COMPARATIVO DAS DUAS ESCOLAS A FIM DE COMPREENDER QUAIS SÃO E COMO OCORREM OS SINTOMAS FÍSICOS E/OU PSICOLÓGICOS NO ATO DA ESCRITA. CONCLUI-SE DEIXANDO CONTRIBUIÇÕES NO ESTUDO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS, AGORA COMPREENDIDAS PSICANALITICAMENTE.