ESTE TRABALHO CONSTITUI-SE A PARTIR DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO QUE OBJETIVA ANALISAR A
EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO AMAZÔNICO.
CONTUDO, A DISCUSSÃO PROPOSTA NESTE ENSAIO ESTÁ DIRECIONADA PARA A DESCRIÇÃO DO PERFIL DA COMUNIDADE
ACOMPANHADA, ENQUANTO PROTAGONISTAS E SUJEITOS DO CAMPO. BUSCA AINDA A PARTIR DOS DADOS COLETADOS
DURANTE A ANÁLISE DE MATERIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA IMPLEMENTAÇÃO, REFLETIR SOBRE A
AUSÊNCIA DE IDENTIDADE COMUNITÁRIA E EDUCACIONAL DIANTE DA MODALIDADE EVIDENCIADA AO LONGO DA
PESQUISA. O TRABALHO TEM COMO LÓCUS A ESCOLA RURAL SANTA TEREZINHA INSERIDA EM UM ASSENTAMENTO DE
REFORMA AGRÁRIA, COM RECORTE ESPACIAL NA COMUNIDADE RIO CANOAS LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE
PRESIDENTE FIGUEIREDO - AM, ANALISANDO TAMBÉM QUESTÕES QUE CORROBORAM COM O ENFRAQUECIMENTO DA
PRÁTICA DE ENSINO. O MÉTODO DE ANÁLISE CONSISTE NO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO PARA
COMPREENSÃO, COM CARÁTER DESCRITIVO E EXPLICATIVO DE FATORES CONDICIONANTES DO PROCESSO HISTÓRICO E
POLÍTICO DO CAMPO DE ESTUDO, FUNDAMENTANDO A DESCRIÇÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO E EXPLANAÇÃO DAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS.