O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA E DE SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO DO TEMA: LUGARES GEOMÉTRICOS (LG) E SUAS PROPRIEDADES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CLASSIFICADA COMO UMA PESQUISA EXPERIMENTAL, TENDO COMO FUNDAMENTO O PRINCÍPIO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE MICHÈLE ARTIGUE, SERÃO PROPOSTAS ATIVIDADES VERSANDO O TEMA LG POIS CONSIDERA-SE QUE O MESMO É POUCO VISTO E ESTUDADO NAS SALAS DE AULA. O PROCESSO DE UMA VISUALIZAÇÃO MAIS PRIMOROSA DE UMA CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA, PODE SER EVIDENCIADO NESSE AMBIENTE DINÂMICO DO GEOGEBRA. DESTA FORMA, AS FERRAMENTAS TAIS COMO O RASTRO, COMPASSO E O MOUSE PERMITEM UMA CONSTANTE RETROALIMENTAÇÃO, AUMENTANDO ASSIM O PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO FEITA PELO ALUNO, ALÉM DE POSSIBILITAR UMA QUANTIDADE ENORME DE CONJECTURAS QUE FICARIA INVIÁVEL COM O USO DE LÁPIS E PAPEL. OS EXPERIMENTOS FORAM REALIZADOS PARA UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOIS IRMÃOS, NO MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES – RS E, COM BASE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, FOI POSSÍVEL AVERIGUAR QUE O USO DO SOFTWARE POSSIBILITOU O ENSINO DESSE TEMA COM UMA MAIOR CLAREZA POR CAUSA DESSE DINAMISMO E DAS VASTAS ITERAÇÕES MÁQUINA E SER HUMANO, OFERTADAS NESSE AMBIENTE.