O PRESENTE TRABALHO RELATA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CARAVANA CIENT?FICA PARA A PROMO??O DOS FUNGOS E SUA DIVERSIDADE EM ESCOLAS P?BLICAS. PREOCUPA-SE, NESSE ?MBITO, COM A ABORDAGEM SOBRE O REINO FUNGI EM LIVROS DID?TICOS, RECONHECENDO QUE FALTA DESTAQUE QUANTO AO APROFUNDAMENTO DID?TICO REFERENTE A ESSES SERES EUCARI?TICOS CONSAGRADOS IMPORTANTES N?O APENAS PELO SEU VALOR ECOL?GICO COMO TAMB?M ECON?MICO E M?DICO. DIANTE DISSO, REFLETE ACERCA
DA INVISIBILIDADE BIOL?GICA DESTE GRUPO, QUE REMETE AO FATO DAS PESSOAS SEREM POUCO CIENTES OU TOTALMENTE IGNORANTES QUANTO AO SEU BENEF?CIO, NOTADAMENTE POR N?O TER OUTRA VIS?O DOS FUNGOS QUE N?O AQUELA MAIS NEGATIVA: CAUSADORES DE DOEN?AS OU PARASITAS, T?O SOMENTE. UMA SITUA??O QUE N?O ? F?CIL DE (RE) SIGNIFICAR COM O LIMITE DE AT? DUAS LAUDAS, ESPA?O RESERVADO EM LIVROS DE
ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO PARA O ASSUNTO. NESSE CONTEXTO, PARA VISIBILIZAR OUTROS PANORAMAS E PROPAGAR O CONHECIMENTO EM MICOLOGIA, UM PROJETO DE EXTENS?O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), DENOMINADO PROGRAMA INTEGRADO PESQUISA, ENSINO E EXTENS?O (PIPEX), ORGANIZOU A EXPOSI??O DE UMA CARAVANA DE CI?NCIAS PARA DESTACAR A APLICABILIDADE DOS MAIS
VARIADOS GRUPOS DE FUNGOS, VALORIZANDO SEU POTENCIAL BIOTECNOL?GICO. ALUNOS DE UMA ESCOLA DE REFER?NCIA EM ENSINO M?DIO (EREM LAGOA ENCANTADA) CONHECERAM, NESSE SENTIDO, OS FUNGOS PARA AL?M DE UMA MICOSE E O QUE SE REGISTROU FOI UMA SATISFA??O EM APRENDER A RESPEITO, AL?M DO INTERESSE EM APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA ABORDADO.