CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO, O CRESCENTE NÚMERO DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS ENVOLVENDO A TEMÁTICA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UM ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. PARA ISSO, BUSCOU-SE NAS PÁGINAS DOS ANAIS DO EVENTO TODAS AS OCORRÊNCIAS POSSÍVEIS PARA A TEMÁTICA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. AS SETE EDIÇÕES DO CODENU (2014 - 2020) FORAM INVESTIGADAS POR COMPLETO NA BUSCA DOS TRABALHOS PARA ANÁLISE. PARA A SELEÇÃO DOS ARTIGOS UTILIZOU-SE DOS SEGUINTES CRITÉRIOS: CONTER EXPRESSAMENTE NO TÍTULO E/OU NAS PALAVRAS-CHAVE DO TRABALHO A EXPRESSÃO “EVOLUÇÃO BIOLÓGICA” EM CONJUNTO COM OS TERMOS “ENSINO DE BIOLOGIA” E “ENSINO DE CIÊNCIAS”. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADA UMA LEITURA E EXPLORAÇÃO CRITERIOSA DOS MATERIAIS SELECIONADOS, FAVORECENDO A CATEGORIZAÇÃO, INFERÊNCIAS, TRATAMENTO E INTERPRETAÇÕES DOS DADOS PRODUZIDOS. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, ALMEJA-SE QUE OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS PELOS AUTORES, AQUI DIVULGADOS E DISCUTID0S, SUBSIDIEM A PROPOSIÇÃO DE OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS, ABORDAGENS DE ENSINO, SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES, VISANDO PROPORCIONAR APROFUNDAMENTOS E APLICAÇÕES COM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS DENTRO DAS DIVERSAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ASSOCIADAS A EVOLUÇÃO.