MUITO ANTES DO MOMENTO PANDÊMICO QUE O MUNDO VIVENCIA, O FORMATO DA EDUCAÇÃO DITA TRADICIONAL VEM SOFRENDO MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS TANTO PELA NECESSIDADE DE ATENDER AO PERFIL DOS ESTUDANTES DA GERAÇÃO ATUAL QUANTO PELO APERFEIÇOAMENTO DOS RECURSOS NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). NO CAMPO EDUCACIONAL HÁ PESQUISAS E PUBLICAÇÕES QUE TRAZEM REFLEXÕES IMPORTANTES DENTRE ELAS ESTÃO SOBRE: BLENDED LEARNING (ENSINO OU EDUCAÇÃO HÍBRIDA); METODOLOGIAS ATIVAS; E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ASSIM, NESTE TRABALHO SEGUE UM RELATO SOBRE ELABORAÇÃO DE UMA PRÁTICA REALIZADA EM 2019 EM CONTEXTO PRESENCIAL (ANTES DA PANDEMIA), PORÉM TEM EM SUA APLICABILIDADE ASPECTOS DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA BEM COMO CARACTERÍSTICAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA AVALIAÇÃO POR RUBRICA. ENTÃO A PARTIR DESSE RELATO OBSERVA-SE QUE TANTO ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS QUANTO A AVALIAÇÃO POR RUBRICAS OPORTUNIZAM O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DO ESTUDANTE, E QUE ATRAVÉS DA CARACTERÍSTICA HÍBRIDA DA EDUCAÇÃO HÁ ESTÍMULO E MOTIVAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS ESTUDANTES COM MAIOR AUTONOMIA E PROTAGONISMO, ALÉM DE O PROFESSOR ASSUMIR UM PAPEL DE TUTOR NO ACOMPANHAMENTO ATRAVÉS DA ARTICULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ATIVIDADES, PERCEPÇÃO DE AVANÇO OU NÃO NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE.