O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A PEGADA ECOLÓGICA DA COMUNIDADE ESTUDANTIL E CORPO DOCENTE DO TURNO NOTURNO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS DURANTE A PANDEMIA DE SAR-COV2. INVESTIGAR SUAS PERCEPÇÕES, ACERCA DA UTILIZAÇÃO DESTE INDICADOR AMBIENTAL COMO RECURSO EDUCATIVO VOLTADO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA PEGADA ECOLÓGICA COM O INTUITO DE VERIFICAR A NECESSIDADE DE REPENSAR HÁBITOS DE CONSUMO COM VISTAS A IMPACTAR MENOS SOBRE O AMBIENTE DURANTE A PANDEMIA. FEZ-SE NECESSÁRIO INDAGAR SOBRE AS MUDANÇAS NOS HÁBITOS DE CONSUMO NO PERÍODO JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, QUE DE FORMA RÁPIDA E EMERGENCIAL PASSOU A CONSUMIR E DESCARTAR MAIS PRODUTOS COMO MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL. CONSTATOU-SE QUE NENHUM DOS PARTICIPANTES OBTEVE UMA PONTUAÇÃO DE ATÉ 23, QUE INDICA UM CARÁTER DE VIDA SUSTENTÁVEL. O ESCORE DA MAIORIA FICOU ENTRE 44 E 63 PONTOS, QUE DEMOSTRA HÁBITOS DE CONSUMO BEM ACIMA DA BIOCAPACIDADE DO PLANETA. CERCA DE 77% DOS ENTREVISTADOS ACREDITAM QUE CONHECER A PRÓPRIA PEGADA DE CONSUMO É UMA ALTERNATIVA EFICIENTE DE EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. QUANDO PERGUNTADOS SOBRE AS MUDANÇAS NOS HÁBITOS DE CONSUMO DURANTE A PANDEMIA, A GRANDE MAIORIA AFIRMOU QUE PASSOU A CONSUMIR E DESCARTAR MAIS PRODUTOS COMO MÁSCARAS DESCARTÁVEIS E ÁLCOOL EM GEL.