Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: FISIOLOGIA HUMANA, APRENDIZAGEM, ENSINO, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80329
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1131
    "inscrito_id" => 3757
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A FISIOLOGIA HUMANA SE FAZ PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DA BIOLOGIA, TENDO EM VISTA QUE EXPLICA DE MODO HOLÍSTICO O FUNCIONAMENTO DO CORPO, PORÉM POR SE TRATAR DE UM ASSUNTO COMPLEXO, A LITERATURA CIENTÍFICA APONTA PARA O DESAFIO ACERCA DA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO, TANTO POR PARTE DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, APESAR DA SUA IMPORTÂNCIA, POIS ENGLOBA ASSUNTOS DA ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. DESTARTE, ESSE ESTUDO VISA DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA QUAL O EDUCANDO POSSA ASSOCIAR OS PROCESSOS FISIOLÓGICOS À SAÚDE HUMANA E LONGEVIDADE. PARA TANTO, DESENVOLVEU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES ESTRUTURADAS, ORDENADAS E ESQUEMATIZADAS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO, PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESTACA-SE, QUE A APLICAÇÃO OCORRERÁ DE FORMA REMOTA, DURANTE SETE AULAS, EMPREGANDO MÉTODOS DISTINTOS CONCENTRADOS NA APRENDIZAGEM ATIVA, COMO POR EXEMPLO, ENTREVISTAS, ATIVIDADES EM GRUPOS, EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS ACERCA DO PROCESSO DIGESTÓRIO, ATIVIDADES FOCADAS NO ENEM, CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS E USO DE SOFTWARES. ELENCA-SE TAMBÉM, QUE COLOCARÁ O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO QUE O INDIVÍDUO SE ENVOLVA ATIVAMENTE NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA, PERMITE INTERLIGAR A TEMÁTICA GERAL COM TEMAS AFINS E COTIDIANOS QUE ENGLOBE A FISIOLOGIA HUMANA, ALÉM DE INSERIR TECNOLOGIAS, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA PARA O SISTEMA REMOTO E MANTER OS ESTUDANTES COMO PROTAGONISTAS DA SUA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FISIOLOGIA HUMANA, APRENDIZAGEM, ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID3757_01092021194444.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEILZA CARLA DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GEILZA LIMA"
    "autor_email" => "geilzacarla.ls@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (SEECT/PB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80329
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1131
    "inscrito_id" => 3757
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A FISIOLOGIA HUMANA SE FAZ PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DA BIOLOGIA, TENDO EM VISTA QUE EXPLICA DE MODO HOLÍSTICO O FUNCIONAMENTO DO CORPO, PORÉM POR SE TRATAR DE UM ASSUNTO COMPLEXO, A LITERATURA CIENTÍFICA APONTA PARA O DESAFIO ACERCA DA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO, TANTO POR PARTE DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, APESAR DA SUA IMPORTÂNCIA, POIS ENGLOBA ASSUNTOS DA ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. DESTARTE, ESSE ESTUDO VISA DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA QUAL O EDUCANDO POSSA ASSOCIAR OS PROCESSOS FISIOLÓGICOS À SAÚDE HUMANA E LONGEVIDADE. PARA TANTO, DESENVOLVEU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES ESTRUTURADAS, ORDENADAS E ESQUEMATIZADAS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO, PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESTACA-SE, QUE A APLICAÇÃO OCORRERÁ DE FORMA REMOTA, DURANTE SETE AULAS, EMPREGANDO MÉTODOS DISTINTOS CONCENTRADOS NA APRENDIZAGEM ATIVA, COMO POR EXEMPLO, ENTREVISTAS, ATIVIDADES EM GRUPOS, EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS ACERCA DO PROCESSO DIGESTÓRIO, ATIVIDADES FOCADAS NO ENEM, CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS E USO DE SOFTWARES. ELENCA-SE TAMBÉM, QUE COLOCARÁ O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO QUE O INDIVÍDUO SE ENVOLVA ATIVAMENTE NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA, PERMITE INTERLIGAR A TEMÁTICA GERAL COM TEMAS AFINS E COTIDIANOS QUE ENGLOBE A FISIOLOGIA HUMANA, ALÉM DE INSERIR TECNOLOGIAS, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA PARA O SISTEMA REMOTO E MANTER OS ESTUDANTES COMO PROTAGONISTAS DA SUA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FISIOLOGIA HUMANA, APRENDIZAGEM, ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID3757_01092021194444.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEILZA CARLA DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GEILZA LIMA"
    "autor_email" => "geilzacarla.ls@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (SEECT/PB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A FISIOLOGIA HUMANA SE FAZ PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DA BIOLOGIA, TENDO EM VISTA QUE EXPLICA DE MODO HOLÍSTICO O FUNCIONAMENTO DO CORPO, PORÉM POR SE TRATAR DE UM ASSUNTO COMPLEXO, A LITERATURA CIENTÍFICA APONTA PARA O DESAFIO ACERCA DA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO, TANTO POR PARTE DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, APESAR DA SUA IMPORTÂNCIA, POIS ENGLOBA ASSUNTOS DA ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. DESTARTE, ESSE ESTUDO VISA DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA QUAL O EDUCANDO POSSA ASSOCIAR OS PROCESSOS FISIOLÓGICOS À SAÚDE HUMANA E LONGEVIDADE. PARA TANTO, DESENVOLVEU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES ESTRUTURADAS, ORDENADAS E ESQUEMATIZADAS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO, PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESTACA-SE, QUE A APLICAÇÃO OCORRERÁ DE FORMA REMOTA, DURANTE SETE AULAS, EMPREGANDO MÉTODOS DISTINTOS CONCENTRADOS NA APRENDIZAGEM ATIVA, COMO POR EXEMPLO, ENTREVISTAS, ATIVIDADES EM GRUPOS, EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS ACERCA DO PROCESSO DIGESTÓRIO, ATIVIDADES FOCADAS NO ENEM, CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS E USO DE SOFTWARES. ELENCA-SE TAMBÉM, QUE COLOCARÁ O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO QUE O INDIVÍDUO SE ENVOLVA ATIVAMENTE NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA, PERMITE INTERLIGAR A TEMÁTICA GERAL COM TEMAS AFINS E COTIDIANOS QUE ENGLOBE A FISIOLOGIA HUMANA, ALÉM DE INSERIR TECNOLOGIAS, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA PARA O SISTEMA REMOTO E MANTER OS ESTUDANTES COMO PROTAGONISTAS DA SUA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.