A EDUCAÇÃO DO CAMPO É A EDUCAÇÃO REALIZADA AOS/COM/PARA SUJEITOS DO CAMPO, DEVENDO ACONTECER
PRIORITARIAMENTE NO SEU AMBIENTE NATURAL DE ORIGEM, PORÉM, PARA QUE ASSIM SE REALIZE, EXISTEM
INÚMERAS CONTINGÊNCIAS, EM GRANDE PARTE DEVIDO À SITUAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA QUE AS POPULAÇÕES DO
CAMPO HISTORICAMENTE VIVENCIAM. UMA DAS CONTINGÊNCIAS SÃO OS AGRUPAMENTOS ENCONTRADOS NAS
ESCOLAS DO CAMPO, COMO AS CLASSES MULTISSERIADAS, QUE PARA ESTAS, É PROPOSTO COMO UMA DAS
SOLUÇÕES A NUCLEAÇÃO ESCOLAR QUE NÃO APRESENTA UMA ORGANIZAÇÃO SATISFATÓRIA E MUITAS VEZES NÃO
ATENDE ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DESSA POPULAÇÃO. CONCLUI-SE QUE A FORMAÇÃO INICIAL E
CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM EM CLASSES MULTISSERIADAS NO CAMPO, CONSTITUI-SE UM
APORTE NECESSÁRIO À PRÁTICA DOCENTE E APRENDIZAGENS DISCENTES, ASSIM COMO TAMBÉM INFERE-SE QUE
A NUCLEAÇÃO ESCOLAR, PODE SER UMA ALTERNATIVA PARA SE PROPORCIONAR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO
DOCENTE E APRENDIZAGENS DISCENTES, DESDE QUE SEJA REALIZADA COM O RIGOR E RESPONSABILIDADE
NECESSÁRIA ATENDENDO ÀS NECESSIDADES PARTICULARES DESSAS POPULAÇÕES, BEM COMO CONDIÇÕES DE
SEGURANÇA E PRESERVAÇÃO DA CULTURA LOCAL, O QUE EFETIVAMENTE NÃO VEM ACONTECENDO.