CAMPOS, Vania Piau Santana et al.. Aulas remotas e o direito a aprendizagem. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79545>. Acesso em: 05/11/2024 07:55
O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO, A AMOSTRA PARCIAL DESSA PESQUISA, ACONTECEU EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CUIABÁ E UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE CUIABÁ, COMPREENDENDO A RELAÇÃO DO PROCESSO DE AULAS REMOTAS EM UM CURRÍCULO QUE RESPEITO O DIREITO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, CONFORME PRECONIZA A BNCC, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSE MODELO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI ENTENDER O PROCESSO PERCORRIDO PELO PROFESSOR A ATENDER UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE O ALUNO EM SUA TOTALIDADE, SABENDO QUE A CONSTRUÇÃO INTELECTUAL ESTÁ ATRELADA AO ASPECTO SOCIAL, AFETIVO, EMOCIONAL E FÍSICO DO EDUCANDO. COM ISSO, O LEVANTAMENTO PERCORREU DENTRO DE UMA VISÃO DE PESQUISA PARTICIPANTE, SENDO O INSTRUMENTO UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO PARA A CONDUÇÃO DA ENTREVISTA. A ENTREVISTA SEGUIU UM PERCURSO DE ESCLARECIMENTO DO PROCESSO DAS AULAS REMOTAS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TODOS OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, DENTRO DO CURRÍCULO PROPOSTO PARA AQUELA ETAPA. LOGO A PESQUISA SEGUIU EM UM DESNUDAR DA METODOLOGIA DESENVOLVIDA NESSE MOMENTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS, DENTRO DO QUE ESTABELECE A BNCC. OS RESULTADOS PARCIAIS, APRESENTAM A NECESSIDADE DO PROFESSOR DE SE REINVENTAR, BUSCAR UMA CAPACITAÇÃO QUE ATENDA DE FATO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DENTRO DESSA REALIDADE DE AULAS REMOTAS, RESSIGNIFICANDO AS SUAS PRÁTICAS, PARA QUE DE FATO OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM SEJAM CONTEMPLADOS.