APRENDIZAGEM É UM PROCESSO COMPLEXO, O QUAL OCORRE NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, POR MEIO DE UM ESTÍMULO. E DIVERSOS FATORES, COMO SER DE POPULAÇÃO MAIS POBRE, DESIGUALDADE SOCIAL, PODEM IMPACTAR NO DESEMPENHO ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO APRESENTA-SE COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR NA LITERATURA CIENTÍFICA COMO SE ESTABELECE A RELAÇÃO ENTRE FUNÇÕES EXECUTIVAS, RENDA FAMILIAR E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A FIM DE VERIFICAR, ESPECIFICAMENTE, DE QUE MODO OCORRE O IMPACTO DA RENDA DOS PAIS NAS DIFERENTES HABILIDADES COGNITIVAS DAS CRIANÇAS, OS EFEITOS DESSA RELAÇÃO NO ATO DE APRENDER E SE A ESCOLA PODE MODERAR OU POTENCIALIZAR ESSES EFEITOS. PORTANTO, FOI EXECUTADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. A BUSCA FOI REALIZADA NA BASE ELETRÔNICA DE DADOS: PUBMED, SCIENCEDIRECT, SAGE JOURNALS, WILEY, PSYCARTICLES (AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION) E EBSCO. 1.163 ARTIGOS FORAM ENCONTRADOS E 12 ARTIGOS COMPUTARAM ESTATISTICAMENTE NO RESULTADO FINAL. COMO RESULTADO, A ASSOCIAÇÃO ENTRE A RENDA FAMILIAR E AS FE FOI CONFIRMADA. O NÍVEL SOCIOECONÔMICO PODE INFLUENCIAR NO DESEMPENHO COGNITIVO.