O PROJETO “HUBS DE MOBILIDADE: O USO DA GAMIFICAÇÃO E DA INTELIGÊNCIA COLETIVA NA BUSCA POR ESTRATÉGIAS DE MOBILIDADE URBANA E BEM ESTAR SOCIAL” FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA CAIC JOSÉ JOFFILY, CAMPINA GRANDE-PB DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19 COM ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE VISARAM A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA SALA DE AULA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO, A APROPRIAÇÃO DE HABILIDADES PARA O SÉCULO XXI E UM ENSINO DE GEOGRAFIA MAIS ATRATIVO E SIGNIFICATIVO. DIANTE DO CONCEITO DE HUBS DE MOBILIDADE, QUE, SEGUNDO LONGO (2015), TEM SE TORNADO UM DEBATE ESSENCIAL E CONSTANTE NOS ESTUDOS SOBRE URBANIZAÇÃO É PRECISO DAR ESPAÇO A ESSE TIPO DE CONHECIMENTO NOS DEBATES DENTRO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. NOSSA COMUNIDADE ESTUDANTIL PÔDE ATRAVÉS DE PESQUISAS E ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ENTREVISTAS E GAMIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS, COMPREENDER COM MAIS EFICIÊNCIA A APLICABILIDADE DO QUE SE ESTUDA AO CURRÍCULO REAL, ISTO É, AO DIA A DIA DOS ALUNOS E SEUS PARES NA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS. O TRABALHO TEVE UMA METODOLOGIA BASEADA EM PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA E ATIVIDADES BASEADAS EM PROJETOS. O RESULTADO FINAL TROUXE DADOS IMPORTANTES PARA DEBATES NA COMUNIDADE ESCOLAR, VERIFICOU-SE QUE O TRAJETO OU HUBS QUE OS LIGAM À ESCOLA, OS MEIOS DE ACESSO À ÁREA DE VIVÊNCIA E MORADIA DOS ALUNOS, POSSUEM MUITAS DEFICIÊNCIAS, CLARAMENTE PERCEBIDAS PELOS ENVOLVIDOS. ELES COMPREENDERAM A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA, DA VISITA IN LOCO, DAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA CIDADE, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ZONA URBANA VIÁVEL E SEGURA.